Panorama
 
 
 

CARTA DE RESPONSABILIDADES REFORÇA PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - Brasília – Após caminharem na Esplanada dos Ministérios, os cerca de 600 jovens brasileiros que participaram da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente entregaram hoje (27), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Carta das Responsabilidades. O documento traz os compromissos assumidos em relação ao meio ambiente pelos participantes do fórum.

O documento aborda o tema da conferência, Vamos Cuidar do Brasil, e reforça o papel da educação ambiental por meio de campanhas e palestras. As crianças e adolescentes se comprometem a buscar formas de recuperar áreas degradadas no campo e nas cidades, reflorestar matas ciliares, arborizar escolas e bairros com espécies frutíferas e praticar a coleta de lixo seletiva.

A Carta expressa também que os jovens querem incentivar o uso de energias alternativas como a eólica, a solar e o biodiesel. Pensam em contribuir com a elaboração de cardápios balanceados nas escolas e para o incentivo à agricultura familiar.

Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, os temas discutidos pelos jovens no evento e nas escolas (biodiversidade, mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial) ajudam a formar uma nova cultura no país. "Está se formando a cultura do cuidado com a vida, com a natureza e principalmente com o cuidado com o Brasil".

O estudante carioca Jefferson dos Santos, de 15 anos, que participou da marcha, disse que quer "fazer um jornal na minha escola, para a minha cidade, dizendo que é preciso preservar o meio ambiente". E acrescentou: "Para mim, o mais importante é preservar a florestas, a biodiversidade e diminuir o preconceito étnico e racial que no Brasil ainda é grande". O estudante disse esperar que Lula transforme a Carta em um documento nacional, a ser posto em prática.

A valorização das culturas das comunidades indígenas surgiu como outra preocupação dos participantes e foi apontada pelo estudante goiano Adenevaldo Teles Júnior, de 14 anos: "Conhecendo a história das pessoas podemos respeitá-las". (Milena Assis)

Lula recebe de estudantes a Carta de Responsabilidades com o meio ambiente

27/04/2006 - Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu há pouco, no Palácio do Planalto, a Carta das Responsabilidades, levada por estudantes que participam da 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia (GO).

No encontro com cerca de 600 estudantes, o presidente disse que o documento "é a certeza de que o Brasil não jogará fora a oportunidade de ser uma grande nação no século 21".

A Carta contém idéias coletivas de 12 mil escolas e comunidades de todo o país, retratando sugestões sobre meio ambiente, levantadas nas conferências regionais realizadas em 2005. Nela, segundo os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, estão registradas as idéias de 4 milhões de pessoas para preservar o meio ambiente.

O presidente contou aos estudantes um pouco da história de Chico Mendes, lembrando que o ambientalista "era um cidadão pobre que descobriu que a única chance de sobrevivência era a preservação da mata da região em que morava".

Na 2ª Conferência Nacional, os estudantes discutem até amanhã (28) temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade racial. Entre as atividades desenvolvidas nas oficinas está a transcrição da Carta das Responsabilidades para a linguagem de jornal, rádio, e hip hop. (Nelson Motta)

Ministra abre 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente

23/04/2006 - Brasília - A ministra Marina Silva abriu nesta noite a 2ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que reúne até sexta-feira (28), em Luziânia (GO), cerca de 600 estudantes de 11 a 14 anos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi representado na solenidade de abertura por Ricardo Henriques, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.

Temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial serão discutidos durante o encontro, em atividades conduzidas por 70 integrantes dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente de todos os estados e também por 20 facilitadores internacionais.

Como resultado, eles vão elaborar a Carta das Responsabilidades, a ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (27), após a Caminhada pelas Responsabilidades, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante as oficinas previstas na Conferência, a Carta será transformada em linguagem de rádio, , hip hop e jornal.

Na etapa preparatória, a conferência envolveu mais de 12 mil escolas, nos 26 estados e no Distrito Federal, mobilizando cerca de 4 milhões de participantes em torno do lema Vamos Cuidar do Brasil. Durante o ano letivo de 2005, o debate foi estimulado nas escolas do ensino fundamental e em comunidades quilombolas e indígenas, em assentamentos rurais e com meninos e meninas em situação de rua. (Yara Aquino)

 
 

Fonte:Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assis, Nelson Motta e Yara Aquino

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.