Panorama
 
 
 

CIDADES VENEZUELANAS VÃO ADOTAR PROGRAMA PARAENSES DE RECICLAGEM DE LIXO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

O prefeito de Caracas, Juan Barreto, considerou o tratamento de resíduos sólidos feito pelo Paraná é exemplo para o mundo

O prefeito de Caracas, capital da Venezuela, Juan Barreto, disse nesta quinta-feira (20), durante a visita do presidente Hugo Chávez, que o tratamento de resíduos sólidos feito pelo Paraná é exemplo para o mundo e será implantado, dentro de nove meses em seu país, por meio de convênio com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
“O Programa Desperdício Zero é justamente o que buscávamos para resolver o problema do lixo em Caracas, crítico no momento. O Paraná conseguiu reduzir seu volume de lixo e ainda comercializar matéria prima e isso é sensacional”, disse Barreto, referindo-se ao programa desenvolvido pela Secretaria.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues assinou acordos de cooperação técnica com o governo da Venezuela, para implementação de projetos de reciclagem e construção de aterros sanitários controlados. “Técnicos do IAP irão a Caracas para capacitar profissionais venezuelanos e repassar conhecimentos relacionados à elaboração de projetos dos aterros sanitários e coleta seletiva do lixo”, explicou Rasca.
O presidente da Corporação de Serviços Municipais de Caracas, Pedro Corales, disse que, entre os problemas ambientais existentes na Venezuela, o lixo tem sido o mais difícil de ser solucionado. “Apenas a capital Caracas produz 3,5 mil toneladas de lixo por dia, e todo resíduo recolhido está a céu aberto”, explicou Corales.
Através de intercâmbio técnico, o IAP auxiliará ainda na construção de 22 Centros Comunitários para a Reciclagem – proposta desenvolvida pioneiramente pelo Paraná, que servirão para comercializar 35% do lixo produzido. O projeto será implantado, a partir de julho inicialmente em Caracas e, depois, nos demais estados do país.
O prefeito da Cidade de Libertador – distante 40 quilômetros de Caracas – Gustavo Rosário, também disse que o Paraná inovou com o Programa Desperdício Zero, que traz o conceito de reciclagem para dentro das residências. “Implantando este processo em todo país abriremos o comércio para um mercado que já existe e não conta com matéria-prima como plástico, papel e alumínio. Apenas no mês de dezembro, oito mil toneladas de papel que poderiam ser comercializadas foram desperdiçadas, em Caracas”, finalizou Gustavo.
Os convênios compõem as negociações do II Encontro Regional para Integração Paraná-Venezuela, realizado pelo governo do Paraná e terão duração de dois anos. A assinatura destes acordos havia sido tratada em novembro de 2005, em Caracas, com protocolo de intenções para troca de experiências entre o Paraná e a Venezuela.
O Programa – O “Desperdício Zero” tem como meta o fim dos lixões à céu aberto, transformando-os em aterros sanitários controlados e a redução em 30% no volume de lixo gerado no Estado por meio da reciclagem .
Somente neste ano, mais de 6 mil professores, diretores de escolas, alunos, lideranças de organizações-governamentais e representantes de órgãos públicos já foram capacitados pelo Programa para o cumprimento da meta de redução de 30% no volume de lixo gerado no Estado.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.