Panorama
 
 
 

CNPq APOIARÁ PESQUISAS SOBRE USO DA ÁGUA NO MEIO URBANO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006- O Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá destinar R$ 4 milhões a pesquisas que visem atender às questões relacionadas à racionalização do uso da água e a inclusão social no meio urbano e periurbano. Os recursos são dos Fundos Setoriais de Recursos Hídricos (CT-Hidro) e do Agronegócio (CT-Agro) e serão repassados em dois anos, sendo a metade do valor prevista para este ano, e o restante, para 2007.

A submissão de propostas está aberta até o dia 9 de junho e pode ser feita por Instituições de Ensino Superior Públicas, Confessionais e Comunitárias ou Instituições Públicas de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, associadas a organizações não-governamentais, cooperativas e movimentos sociais em geral, ou a agentes do sistema nacional de gerenciamento dos recursos hídricos e prefeituras.

Objetivos
O investimento faz parte das Ações Transversais dos Fundos Setoriais e tem entre seus objetivos: identificar e avaliar a participação de movimentos sociais no uso da água e na proteção e recuperação de corpos de água no meio urbano; avaliar os resultados obtidos com a adoção de processos de uso racional da água; identificar e indicar medidas e instrumentos que promovam a difusão de conhecimentos, a transferência de tecnologia e a capacitação dos movimentos populares para atuarem nas políticas de águas; desenvolver técnicas e métodos de fácil aplicação para o biomonitoramento dos corpos de água com envolvimento da comunidade; desenvolver indicadores de saneamento ambiental e saúde pública que possam ser utilizados para informar a comunidade e avaliar a qualidade de vida a partir de intervenções voltadas à proteção e recuperação dos mananciais; e desenvolver métodos de planejamento e controle do uso e ocupação do solo, principalmente nas áreas urbanas, com a participação da comunidade na sua elaboração e implementação continuada, em áreas de proteção de mananciais e ribeirinhas sujeitas aos efeitos das ocorrências de eventos críticos.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (CNPq)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.