Panorama
 
 
 

CONFERÊNCIA INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE REÚNE JOVENS DE TODO O PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

24/04/2006 - Setecentos delegados com idade entre 11 e 14 anos, de todos os estados, e observadores internacionais participaram da abertura da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente neste domingo (23), em Luziânia-GO. A ministra Marina Silva destacou a importância de trocar experiências com os jovens ao pensar a política ambiental brasileira e reforçar o respeito ao uso correto das riquezas do nosso País. "Estamos cuidando do futuro com a ajuda de quem vai viver o futuro", afirmou.

A ministra afirmou que a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente é uma grande oportunidade para a troca de experiências entre jovens que vivem diferentes realidades ambientais. Em sua opinião, o encontro é uma boa parceria entre o governo e os jovens. "Aqui estamos aprendendo que, para exisitir, precisamos da certeza de que a água vai continar sendo potável, a terra vai continuar sendo fértil, o ar tem que continuar sendo limpo, as florestas têm que continuar existindo. Se isto não acontecer, vamos acabar com o nosso futuro, da nossa própria espécie em todo o planeta terra" completou.

O encontro estará acontecendo até sexta-feira (28) no CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) em Luziânia. Serão abordados diversos temas como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional, e diversidade étnico-racial, a partir de debates sobre acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. A promoção é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e ratifica o compromisso do Governo Federal com a inclusão social, valorização e respeito à diversidade, a qualidade de vida e a sustentabilidade sócio-ambiental.

Na etapa preparatória, a II CNIJMA envolveu mais de 12 mil escolas, nos 26 estados e no Distrito Federal, mobilizando cerca de 4 milhões de participantes em torno da idéia "Vamos Cuidar do Brasil". Durante o ano letivo de 2005, o debate foi estimulado em todas as escolas do ensino fundamental (de 5ª a 8ª séries), bem como em comunidades quilombolas, indígenas, de assentamentos rurais e meninos e meninas em situação de rua.

A II Conferência Nacional terá como resultado final a Carta das Responsabilidades, que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na grande Caminhada "Vamos Cuidar do Brasil", marcada para o dia 27 de abril na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Durante as oficinas, a carta será transformada em linguagem de rádio, , hip-hop e jornal, apresentando, assim, o compromisso dos jovens com a promoção de um Brasil sustentável, com justiça social, ambiental e qualidade de vida para todos.

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.