Panorama
 
 
 

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SE COMPROMETEM EM CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - O presidente da República Luis Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira (27) a Cartas das Responsabilidades "Vamos cuidar do Brasil", lida em solenidade no Palácio do Planalto por Lucas Abraão, 14 anos, carioca residente no Amapá, e Beatriz Gama, 11 anos, do Amazonas. O documento foi elaborado por crianças e adolescentes de 11 a 14 anos na II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que iniciou no dia 24 em Luziânia, no estado de Goiás. Os jovens também entregaram a carta aos ministros do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Educação, Fernando Haddad. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, também participou da solenidade.

No documento, eles assumem responsabilidades com o meio ambiente: "Essa carta carrega as idéias coletivas de 12 mil escolas e comunidades de todo o país que realizaram suas conferências em 2005, com o desejo de 4 milhões de pessoas".
As crianças e adolescentes trabalharam diversos temas, como mudanças climáticas, biodiversidade, segurança alimentar e diversidade étnico-racial, nas conferências preparatórias que antecederam o evento realizado em Luziânia.

"Aqui na frente do Palácio tem gente todo dia reivindicando, pedindo, reclamando. Vocês não vieram pedir, vieram oferecer", disse o presidente em seu discurso. Lula destacou ainda que os assuntos ligados ao meio ambiente ganharam importância com o passar dos anos. "Viver de catar papel, catar garrafa, hoje, é tão digno quanto viver de qualquer outra profissão", comentou. A ministra também comemorou a iniciativa dos jovens. "Vocês discutiram temas, que poderíamos chamar gente grande". Mas não é isso. Vocês discutiram assuntos de quem pensa grande, pensa do tamanho do Brasil, do tamanho da nossa biodiversidade", afirmou Marina Silva.

Dentre os compromissos assumidos, está o reflorestamento de matas ciliares, a construção de viveiros e de sementeiras para o cultivo de plantas nativas, a mobilização da comunidade escolar para arborizar escolas e bairros com árvores frutíferas e a criação de hortas e praças. Os jovens ainda defendem a redução do lixo, com a substituição de produtos descartáveis por recicláveis e com o apoio à coleta seletiva. Eles querem acabar com o desmatamento, divulgando técnicas de manejo de solo e de florestas entre os produtores rurais.

As crianças e adolescentes também se comprometem a exigir o cumprimento da legislação que inclui a história de outras culturas no conteúdo escolar, a mudar hábitos alimentares para aumentar o consumo de produtos naturais e orgânicos e a apostar no uso de conhecimentos tradicionais na elaboração do cardápio escolar. Eles concluem a carta convidando a sociedade a "cuidar do Brasil".

O documento foi preparado em diferentes formatos para ser divulgado na comunidade: em linguagem de rádio, jornal, e de hip-hop. As crianças e adolescentes se inspiraram na Carta das Responsabilidades Humanas, elaborada pela rede mundial Aliança para um Mundo Responsável, Plural e Solidário, que reúne 120 países, entre eles, o Brasil.
O texto do documento internacional trata da relação do homem com a biosfera e foi elaborado no final da década de 90 por representantes dos cinco continentes. "Uma das teses da carta da rede mundial propõe a construção de documentos semelhantes, voltados para cada segmento da sociedade", explica a representante do comitê internacional e brasileiro de difusão da Carta das Responsabilidades Humanas, Ísis de Palma. E a carta produzida na conferência é resultado disso.

A entrega do documento ao presidente Lula foi o ato de encerramento da II CNIJMA. Antes disso, mais de 500 jovens, que participaram do evento, fizeram uma caminhada na Esplanada dos Ministérios, da sede do Ministério do Meio Ambiente até o Palácio do Planalto. O grupo foi acompanhado pela ministra Marina Silva durante todo o percurso.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)
Fotos: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.