Panorama
 
 
 

DECISÃO DA JUSTIÇA BENEFICIA AGÊNCIA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Abril de 2006

26/04/2006 - O advogado Aurélio de Araújo Tomaz, do escritório Marques Siqueira Advogados Associados S/S, informa que no dia 25 de abril de 2006, a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça acatou o parecer do relator e desembargador Luis Eduardo de Souza, e votou por unanimidade pela revogação da sentença do juiz de primeiro grau, Eduardo Pio Mascarenhas da Silva, que havia acatado parcialmente o pedido dos promotores Ricardo Rangel e Marta Moriya Loyola e que tornaria indisponíveis os bens e o salário do presidente da Agência Ambiental, Osmar Pires Martins Júnior. A decisão do juiz foi efetivada, porquê o desembargador, em medida liminar, a suspendeu. Agora, com a decisão unânime da Câmara Cível, o pedido dos promotores foi definitivamente arquivado pela Justiça.

Toda a polêmica provocada pelos promotores gira em torno da Conversão de Multas em projetos de Proteção, Recuperação e Melhoria da qualidade do Meio Ambiente, implementada pela Agência Ambiental, sob o comando do biólogo e engenheiro agrônomo, Osmar Pires.

Sobre a conversão de multas, várias instituições já se manifestaram. A Assembléia Legislativa do Estado, por exemplo, aprovou por unanimidade, uma lei prevendo claramente a conversão de multas ambientais em Goiás. O governador do Estado sancionou a Lei n° 15.498 de 21 de dezembro de 2005.
O Fórum de Entidades Empresariais de Goiás, constituído por Faeg, Facieg, FCDL, Fecomércio, Sistema Fieg, Acieg e Adial, publicou o livro “Conversão de Multas Ambientais em Goiás”, lançado pela editora Kelps, no qual ressalta a eficiência e os benefícios, dessa prática, para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação dos Recursos Naturais no Estado.

A conversão de multas é uma das políticas de desenvolvimento sustentável implementadas pelo titular da autarquia goiana que tem sido vista como modelo de gestão pelas demais instituições ambientais do país. Prova disso é que a Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (ABEMA), indicou o presidente da Agência Ambiental para a presidência da Câmara Técnica de Economia e Meio Ambiente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A posse aconteceu na 7ª Reunião da Câmara, realizada na sede do Ibama, em Brasília, no dia 19 de abril. Integram a Câmara, representantes do governo de Goiás, do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, do Ministério do Turismo, da Associação Nacional dos Municípios e do Meio Ambiente, da Fundação Cebrac, da Confederação Nacional da Indústria e da Confederação Nacional do Comércio. Esta é a instância máxima do Conama para a formulação de propostas de políticas relacionadas ao tema.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa (Josete Bringel)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.