Panorama
 
 
 

FISCAIS DO IBAMA/SP COÍBEM TRÁFICO DE ANIMAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

São Paulo (27/04/2006) - O Ibama apreendeu ontem no município de Vargem Grande Paulista, região da grande São Paulo, 4.010 animais silvestres da fauna brasileira, como borboletas - suas pupas e casulos - besouros e grilos, que estavam no sítio do engenheiro agrônomo Yasuhiro Sakamoto.

O aposentado é pai de Cecília Kayo Sakamoto, professora que fazia remessas ilegais de animais silvestres ao exterior. Os insetos, alguns de espécies em possível risco de extinção, estavam mortos e preservados em embalagens, e provavelmente seriam destinados a colecionadores da França, Itália, Bélgica, Canadá e Japão.

“Isso é tráfico de animais”, afirma a superintendente do Ibama em São Paulo, Analice Novaes. Pai e filha devem receber multa recorde de mais de R$ 2 milhões pelo crime. O Decreto 3.179/99, que regumentou a Lei de Crimes Ambientais, permite ao Ibama aplicar o valor de R$ 500,00 por espécime capturada ilegalmente.

O Ibama e a Polícia Federal chegaram à família Sakamoto depois que o Centro de Triagem de uma agência dos Correios, localizada na cidade de São Paulo, interceptou no dia 19 de abril uma remessa, que seria feita para a França. A etiqueta da embalagem identificava o seu conteúdo como “modelos de enfeites para casa”.

Após extenso trabalho de investigação, equipes do Departamento de Proteção Ambiental e Fiscalização do Ibama/SP e agentes da Polícia Federal, em operação conjunta, localizaram o endereço da remetente da encomenda, a professora Cecília, residente no bairro paulistano Liberdade.

As equipes de fiscalização das duas instituições realizaram simultaneamente diligências na residência da professora e na de seu pai, onde então descobriram a maioria dos animais apreendidos. Suspeita-se que o sítio pudesse estar funcionando como depósito no esquema do tráfico.

As borboletas foram embaladas individualmente em pequenos envelopes, armazenados em pequenas caixas de madeira, já os besouros estavam soltos em potes de plástico e caixas de isopor. Havia também borboletas, de espécies raras, compondo quadros decorativos.

Os animais foram apreendidos e encaminhados à sede da Polícia Federal em São Paulo, para elaboração do Auto de Infração, e seguem agora para o Museu de Zoologia de São Paulo para serem classificados. Até o momento foram feitas três autuações, sendo duas lavradas contra Cecília e outra contra o seu pai.

Participaram da operação não apenas os fiscais como também toda a equipe de servidores do DPA e a Assessoria de Comunicação da Superintendência em São Paulo. Segundo o chefe da Divisão, Luis Antonio Gonçalves de Lima, trata-se da maior apreensão destas espécies feita em São Paulo.

Segundo Analice de Novais Pereira, Superintendente do Ibama no Estado de São Paulo, além do trabalho desenvolvido pelas instituições ambientais no País, é imprescindível o envolvimento da sociedade brasileira no combate aos crimes ambientais. “A participação da população denunciando ocorrências desse tipo de atividade ilícita é fundamental para a obtenção de êxito no combate ao tráfico de animais e também à biopirataria, responsável pela evasão de nosso patrimônio genético”.

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rita de Cássia Oliveira e Maria Ângela C. Martins)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.