Panorama
 
 
 

GREENPEACE PÚBLICA CALENDÁRIO COM 365 MOTIVOS PARA REJEITAR ENERGIA NUCLEAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

26-04-2006 - São Paulo - Data marca também aniversário da primeira atividade do Greenpeace no Brasil, há 14 anos

Após 20 anos da tragédia de Chernobyl, o Greenpeace publica hoje um calendário inédito que aponta, para cada dia do ano, um acidente ou incidente nuclear ocorrido em algum lugar do planeta desde o surgimento da tecnologia nuclear até os dias atuais. São 365 episódios que ilustram que morte e destruição acompanham não só as bombas atômicas, mas também o uso comercial da energia nuclear.

Sem considerar estas ameaças, o risco da aventura nuclear no Brasil segue existindo. “A possibilidade de o Governo Federal dar continuidade ao Programa Nuclear Brasileiro só aumenta os riscos de mais acidentes”, afirma Guilherme Leonardi, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace. “Em 1987, o Brasil também foi palco do maior acidente radiológico do mundo. Assim como as milhares de pessoas afetadas por Chernobyl seguem sofrendo com a radiação, no Brasil, as vítimas do Césio 137, em Goiânia (GO), continuam praticamente desamparadas 18 anos depois do acidente”, completa.

O calendário é ilustrado com fotos impressionantes, produzidas pelo fotógrafo holandês Robert Knoth, em quatro regiões que presenciaram grandes acidentes: Chernobyl, na Ucrânia; Mayak e Seversk, na Rússia e Semipalatinsk, no Casaquistão. Além de mostrar o dia-a-dia das pessoas que ainda habitam estes locais, as fotos também retratam as conseqüências na saúde humana das catástrofes. O acidente de Chernobyl causou um aumento da incidência de câncer, de doenças cardiovasculares e do número de malformações fetais e mutações cromossômicas, segundo o relatório “As conseqüências na saúde humana da catástrofe de Chernobyl”, publicado pelo Greenpeace.

“Essa tecnologia não pode ser controlada, e dezenas de acidentes têm provado e comprovado sua natureza destrutiva e perigosa. Cada cabo que pega fogo, cada cano rompido podem em questão de minutos transformar uma usina nuclear em um pesadelo atômico”, disse Leonardi. “O acidente de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1886, mas todo dia do ano, alguma região do mundo foi palco de um incidente nuclear. E estes dados são mais do que suficientes para comprovar que essa tecnologia é insegura e ultrapassada”, completa.

Greenpeace Brasil faz 14 anos

O dia de hoje também marca o início das atividades do Greenpeace no Brasil, quando a organização realizou um protesto contra a energia nuclear em frente à usina de Angra I, em 1992. De lá para cá, o Greenpeace Brasil ampliou sua atuação no país e, hoje, há três campanhas em vigor que são: proteção da Amazônia, adoção de energias limpas e renováveis, adoção do princípio de precaução na produção de transgênicos.

Sobre o Greenpeace

O Greenpeace é uma organização não-governamental independente, que faz campanhas não-violentas para expor os problemas ambientais e alcançar soluções que são essenciais a um futuro verde e pacífico.
A principal fonte de financiamento do Greenpeace são seus colaboradores, que, além do apoio financeiro, também participam das campanhas. O Greenpeace não aceita doações de empresas, governos e partidos políticos, o que garante sua total independência.
Seus objetivos são: proteger a biodiversidade; evitar a poluição e o esgotamento do solo, oceanos, água e ar; acabar com as ameaças nucleares; e promover a paz.

 
 

Fonte:Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.