Panorama
 
 
 

IBAMA DISCUTE PLANO DE AÇÃO PARA GESTÃO DOS RECURSOS PESQUEIROS NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

São Luiz (26/04/06) - O Coordenador Geral de Recursos Pesqueiros do Ibama, José Dias, participará de uma reunião hoje (26), na Superintendência do órgão em São Luís, para discutir detalhes da elaboração do Plano de Ação para gestão dos recursos pesqueiros no estado do Maranhão. Na ocasião será avaliada a melhor forma de viabilizar a implantação dos projetos inseridos nessa ferramenta de gerenciamento participativo, que vai envolver universidades, órgãos do governo estadual, colônias de pescadores, ONGs, movimentos sociais e outras instituições públicas e privadas.

Na apresentação estarão presentes os coordenadores do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (CEPENE), Antonio Clerton Pontes, e do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Norte (CEPNOR), Ítalo Araruna Vieira.

A elaboração do documento ficou a cargo de um grupo de trabalho formado por servidores do Ibama no Maranhão, lotados no Núcleo de Pesca, do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), da Divisão de Fiscalização, do Núcleo de Unidades de Conservação e do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA).

O Plano vai contemplar vários projetos de ordenamento, pesquisa, monitoramento e gestão participativa de recursos pesqueiros no estado, que tem a segunda maior faixa litorânea. A prioridade inicial é incrementar as ações do Ibama na Baía de Tubarão, a leste da Ilha de São Luís, uma região rica em recursos de fauna marinha que está sendo alvo de hiperexploração da pesca de camarão, caranguejo e diversas espécies de peixe.

Nessa região também está em fase de estudos e discussão com a população a criação de uma reserva extrativista envolvendo os municípios de Icatu e Humberto de Campos. Outra ação positiva promovida pelo CNPT em fevereiro deste ano foram os quatro encontros regionais e o estadual de catadores de caranguejo para debater medidas para ordenamento do setor.

Outro assunto prioritário a ser tratado na reunião é a criação de um Centro Nacional de Pesquisa e Gestão em Áreas de Manguezais no Maranhão. No período da tarde representantes da UFMA estarão na sede do Ibama para discutir mecanismos para a implantação desse centro no estado, que possui a maior área desse ecossistema no país.

Já o CMA tratará do apoio às ações que estão em curso na Baía de Tubarão visando a proteção de espécies ameaçadas, a exemplo do ponto fixo de monitoramento da população de peixes-bois marinhos em Humberto de Campos (Ilha do Gato) e a ampliação da campanha educativa “Não Mate o Peixe-Boi” nas comunidades litorâneas. Outra atividade importante do centro é o monitoramento dos encalhes de mamíferos aquáticos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e seu entorno, ação que já teve duas fases de levantamento.

“Esse documento é uma iniciativa da Superintendência Estadual que vai verificar a melhor forma para o desenvolvimento e viabilização de recursos para os diversos projetos envolvendo o setor pesqueiro e surge como um instrumento de gestão participativa que será discutido com ONGs, governo do Estado e suas secretarias, universidades e outras instituições públicas e privadas interessadas no uso sustentável dos recursos pesqueiros do Maranhão”, comentou o coordenador do Núcleo de Pesca do estado, Pedro Leão.

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Paulo Roberto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.