Panorama
 
 
 

IBAMA FINANCIARÁ AÇÕES AMBIENTAIS VOLUNTÁRIAS NO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (25/04/06) - O Comitê Gestor do Programa Agentes Ambientais Voluntários, do Ibama, analisará em 3 de maio a pertinência técnica e a viabilidade orçamentária de 25 projetos de desenvolvimento de ações voluntárias no País, elaborados por superintendências e gerências executivas do órgão. Se estiverem de acordo com os critérios estabelecidos e houver recursos disponíveis, todos os projetos serão aprovados. As verbas devem ser liberadas a partir de maio próximo. As ações não iniciaram em março pela demora do Congresso Nacional em votar o orçamento, o que ocorreu neste mês.

Os projetos foram solicitados em fevereiro deste ano pelo Programa Agentes Ambientais Voluntários, da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama). “O voluntariado vem crescendo em todo o mundo e é extremamente valioso em um país em desenvolvimento, como o Brasil”, afirmou a coordenadora do Programa, Juliana Simões.

Os repasses financiarão ações de proteção ambiental prioritariamente em unidades de conservação federais de proteção integral e uso sustentável, além de terras indígenas e demais áreas habitadas por populações tradicionais.

O Programa Agente Ambiental Voluntário cadastrou até hoje 2 mil voluntários no País. A maioria atua na Amazônia, ajudando o Poder Público, principalmente, com o trabalho educativo da população para a necessidade de preservar e de manejar de modo sustentável os recursos naturais.

Encaminharam projetos: Superintendências do Ibama no Amazonas (1), em Tocantins (4), no Pará (2), em Goiás (1), no Mato Grosso do Sul (2), no Rio Grande do Norte (1), no Distrito Federal (1), em Minas Gerais (1), em Pernambuco (1), no Ceará (1), no Piauí (1), em Roraima (1), na Paraíba (1), no Rio de Janeiro (1), no Mato Grosso (1), no Espírito Santo (1) e no Maranhão (1), Gerência do Ibama em Tefé/AM (1) e Gerência do Ibama em Porto Velho/RO (1).

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.