Panorama
 
 
 

IBAMA IMPEDE REMESSA ILEGAL DE MATERIAL GENÉTICO PARA O EXTERIOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (25/04/2006) - Um trabalho articulado entre o Ibama, a Receita Federal e os Correios em São Paulo interceptou e desvendou uma tentativa de remessa ilegal de organismos do Brasil para a Europa. A remessa, contendo 13 onicóforos (seres de aspecto vermiforme pouco estudados pela ciência) destinava-se a um pesquisador na Alemanha e tinha como remetente o professor brasileiro Carlos Jared, ligado ao Instituto Butantan. O instituto esclareceu que os animais apreendidos não integram o seu acervo e que já abriu sindicância para investigar o caso.

O Ibama aplicou duas multas ao pesquisador: uma de R$ 10 mil, referente à tentativa de enviar amostras de componente de material genético para o exterior; outra, de R$ 6,5 mil, por coletar e utilizar animais silvestres sem autorização do Ibama. Também deverá responder a processo por crime ambiental. A Polícia Federal já está investigando o caso.

Os animais estavam em pequenas embalagens plásticas lacradas e embebidos em etanol e numa solução tampão ("buffer"). Um estojo plástico, medindo cerca de 10 cm por 5 cm continha as embalagens menores e estava encaixado num pedaço de papelão escavado, o que conferia ao volume um aspecto de livro. Mas ao passar pelo equipamento de raios-x operado pelos fiscais da Receita Federal no setor de exportação dos Correios, em São Paulo, foi retido. Recolhido pelo Ibama, o material foi aberto apenas no Museu de Zoologia da USP, onde os onicóforos foram identificados.

"A descoberta da participação de um pesquisador brasileiro nesse caso nos deixa muito preocupados", afirma a superintendente do Ibama em SP, Analice de Novais Pereira. "Acreditamos que esse caso seja uma exceção, porque a lei é clara e vale para todos os segmentos da sociedade, inclusive a comunidade científica: não se pode remeter, sem autorização dos órgãos competentes, material genético para o exterior. Isso significa a perda de um patrimônio que é de todos os brasileiros".

A mesma opinião é defendida pelo coordenador da Divisão de Fiscalização do Acesso ao Patrimônio Genético do Ibama, Bruno Barbosa."A biodiversidade brasileira tem um potencial econômico gigantesco e mesmo a perda de pequenas frações desse material pode significar um prejuízo incalculável para o País". Para ele, é fundamental que o Brasil adote uma legislação mais rigorosa para punir os que agem como "biopiratas", bem como questione qualquer patente estrangeira que resulte deste tipo de agressão a nosso País. Atualmente, não há ninguém preso no Brasil por espoliar o patrimônio genético.

Espécie pouco conhecida

Os onicóforos são seres de aspecto vermiforme, ainda pouco estudados pela ciência. Encontram-se apenas em zonas tropicais, em locais úmidos, como barrancos sombreados e folhiços. São considerados membros de um filo à parte - Onicophora - e intrigam os pesquisadores por terem características intermediárias entre anelídeos (minhocas) e artrópodes (centopéias). O representante mais conhecido do grupo é o Peripatus acacioi.

Ainda não se sabe se tais animais despertam o interesse da indústria farmacêutica. Mas já se descobriu que o peripatus possui um mecanismo de defesa que é, no mínimo, curioso. Ao sentir-se ameaçado, expele uma substância que, em contato com o ar, transforma-se numa teia viscosa e grudenta que adere ao predador. Enquanto este se limpa, o peripatus bate em retirada.

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.