Panorama
 
 
 

IBAMA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DA LAGOSTA NO LITORAL DO PIAUÍ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (26/04/06) - Fiscais do Escritório Regional do Ibama na Parnaíba (PI) intensificaram a operação de combate à pesca predatória da lagosta no litoral do Piauí, cujo período de defeso vai até 30 de abril. No último sábado, os fiscais apreenderam uma embarcação com cerca de 120 kg do crustáceo e lavraram auto de infração no valor de R$ 26.200,00. Toda a lagosta apreendida já foi doada para instituições de caridade da região. Ao todo, já foram lavradas dez notificações e cinco Termos de Advertência.

A operação, coordenada pelo Escritório Regional do Ibama na Parnaíba, conta com a parceria da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Capitania dos Portos do Piauí, da Secretaria Estadual de Fazenda e da Polícia Militar. Além da utilização de barcos na fiscalização, barreiras foram montadas nas principais vias de acesso ao maior centro consumidor da lagosta, que é Fortaleza (CE).

Segundo o chefe do escritório regional, Fernando Gomes, mesmo após o período de defeso da lagosta a fiscalização continuará verificando a pesca com equipamentos de mergulho, o tamanho mínimo de captura e vistoriando as embarcações não permissionadas. "A produção da lagosta no estado é totalmente proveniente da pesca artesanal e vem se observando anualmente um incremento cada vez maior da frota com a captura cada vez mais elevada de indivíduos jovens (sobre-pesca de recrutamento) e a utilização de métodos de pesca proibidos (mergulho). Por isso, medidas de ordenamento devem ser efetivamente implementadas para assegurar o uso sustentável do recurso pesqueiro", explica Gomes.

A produção lagosteira desembarcada no estado do Piauí é, em média, de 50 toneladas por ano. Segundo informações do Escritório Regional do Ibama na Parnaíba, é expressivo o número de embarcações oriundas do Ceará e do Rio Grande do Norte que capturam lagosta no Piauí, utilizam métodos não permitidos e escoam a produção de forma clandestina. O grande número de embarcações que operam no litoral do Piauí, hoje mais 150, é que gera esta sobrepesca.

Sobrepesca é a atividade pesqueira acima dos limites que a natureza dispõe para se recompor. Defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de um recurso pesqueiro. No caso da lagosta, o período do defeso coincide com a época da reprodução (desova), justamente com o objetivo de protegê-la e dar sustentabilidade à atividade de pesca. "Se permanecer o ritmo e a forma de exploração da pesca, em pouco tempo, teremos dificuldade para obter a lagosta em nosso litoral, já se sente uma diminuição da oferta do produto", afirmou Gomes.

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.