Panorama
 
 
 

JOVENS PERCORRERÃO A REGIÃO AMAZÔNICA DURANTE 34 DIAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) levará 45 estudantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e, também, da Guiana Francesa, para conhecerem a mesma rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541 e 1542. O projeto Conhecendo a Amazônia - A OTCA e a Juventude - Caminhos de Orellana inicia a viagem no próximo dia 24 de junho em Quito, no Equador, e encerra dia 27 de julho, em Brasília, Brasil.

Os expedicionários, acompanhados por 27 professores e profissionais das mais diversas áreas, percorrerão o trajeto feito pelo explorador espanhol, da capital equatoriana até Belém do Pará. Além do Equador e Brasil, passarão por Peru e Colômbia.

O objetivo da OTCA é proporcionar aos jovens uma experiência humana sobre a Amazônia, de forma que possam conhecê-la de perto, entender seus problemas e se envolver com o futuro da região, o que será de grande utilidade em futuras tarefas como líderes comunitários, homens e mulheres de negócios, governantes, técnicos, funcionários públicos, entre outros.

Diariamente, os expedicionários terão oficinas e palestras sobre temas como a história da região, sua ocupação, os problemas atuais da população rural e urbana, a especificidade dos povos indígenas e ribeirinhos, as questões ecológicas, culminando com discussões sobre as alternativas para a sustentabilidade do espaço amazônico.

Coordenador Executivo da expedição, o consultor em desenvolvimento sustentável e ecoturismo da OTCA, Aldenir Paraguassú, explica que os estudantes utilizarão programas de computação, nos quais poderão incluir suas impressões sobre a viagem. Os alunos também terão cadernos para fazer anotações e equipamentos para a produção de imagens, além de uma biblioteca com livros e vídeos sobre da Amazônia. Esses serão os cenários que despertarão a curiosidade dos estudantes. E qualquer coisa que observarem, eles terão sempre um especialista para consultar e responder às questões que formularem , diz.

Ao final da viagem, todo o material produzido por estudantes e professores será transformado em produtos como videoclipes, programas para televisão, CD-ROMs, livros, artigos e outros. De acordo com a riqueza do material, veremos qual o universo de produtos que faremos, mas esses são alguns que visualizamos hoje , enfatiza Paraguassú.

Como participar

Para que os alunos possam participar da seleção do projeto, as instituições educativas devem se inscrever no Ministério da Educação de cada país. Cada estabelecimento educativo deverá criar um conselho de professores para julgar os trabalhos que, obrigatoriamente, devem ser produzidos na sala de aula, sob supervisão dos professores. O tema principal das redações será a Amazônia.
Os trabalhos selecionados pelas instituições educativas serão enviados para o Ministério da Educação do respectivo país, que escolherá as cinco melhores redações e as enviará à OTCA, anexando os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade, ficha médica completa, autorização dos pais ou representante legal com assinatura reconhecida em cartório, nome do estabelecimento educativo, do diretor e dos professores que participam do projeto, especificando a função de cada um.
Mais Informações em www.otca.info

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.