Panorama
 
 
 

JUSTIÇA DO PARÁ CONDENA MAIS UM DOS ACUSADOS PELA MORTE DA MISSIONÁRIA DOROTHY STANG

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

26.04.2006 - Belém (PA) - Mais um dos acusados do assassinato da missionária Dorothy Stang, Amair Feijoli da Cunha, o Tato, foi considerado culpado pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Pará. Tato confessou o crime e foi condenado a 27 anos de prisão por co-autoria no homicídio qualificado. No entanto, o fazendeiro teve a pena reduzida em um terço (para 18 anos) por causa da delação premiada – Tato entregou os mandantes, contribuindo para as investigações.

Durante seu depoimento, ele apontou a participação do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, como o responsável pela oferta de dinheiro para os pistoleiros Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, e Clodoaldo Batista, condenados em dezembro de 2005. De acordo com Tato, o outro acusado de ser o mandante do crime, Regilvaldo Galvão, o Taradão, teria dito apenas que “queria ver Irmã Dorothy morta”.

“Esperamos que esta importante condenação não diminua o empenho da Justiça em realizar o julgamento dos mandantes o mais rápido possível”, disse André Muggiati, campaigner do Greenpeace na Amazônia, que estava presente no julgamento.

Nesta sexta-feira (28/04), o TJ do Pará deverá julgar um embargo infringente em favor de Regivaldo Galvão – espécie de recurso que poderá livrá-lo do Tribunal do Júri. Também tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) o recurso para que os réus aguardem pelo julgamento em liberdade.

“Atingimos mais um estágio na luta pela Justiça neste caso. Entretanto, ela só estará completa quando os dois mandantes do crime também forem julgados”, disse o Procurador-chefe do Ministério Público Federal em Belém, Felício Pontes Jr.

O irmão da missionária, David Stang, afirmou que “a família Stang está muito satisfeita com a Justiça do estado do Pará. No entanto, estamos extremamente preocupados com os recursos que estão sendo impetrados pelos fazendeiros e não vemos motivo para que eles fiquem fora da cadeia”, disse ele.

Cerca de 500 pessoas acamparam em frente ao Tribunal de Justiça do Pará para acompanhar o julgamento. Durante a manhã, o Greenpeace e os participantes dos movimentos sociais presentes colocaram centenas de cruzes em frente ao Tribunal para simbolizar as mortes ocorridas em conflitos de terra no Pará nos últimos 30 anos. O acampamento deverá permanecer até o julgamento do recurso dos fazendeiros, na sexta-feira.

Irmã Dorothy

A missionária americana naturalizada brasileira Dorothy Stang, 73 anos, foi assassinada com seis tiros em Anapu, no Pará, no dia 12 de fevereiro. Irmã Dorothy vivia há mais de 30 anos na região da Transamazônica e dedicou quase a metade de sua vida a defender os direitos de trabalhadores rurais contra os interesses de fazendeiros e grileiros da região, de forma absolutamente pacífica. Desde 1972, ela trabalhava com as comunidades rurais de Anapu pelo direito à terra e por um desenvolvimento sustentável, sem destruição da floresta.

 
 

Fonte:Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.