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LIVRO PROPÕE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA PARA PROMOVER A SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

28/04/2006 - A Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental CPLEA, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, vai promover na próxima terça-feira (3/5), às 16 horas, o lançamento do livro Alfabetização Ecológica Um Caminho para a Sustentabilidade, de Ellen Regina Mayhé Nunes, bióloga, doutora em Engenharia de Produção Gestão da Qualidade Ambiental, e mestre e docente da Pontifícia Universidade Católica - PUC do Rio Grande do Sul.

O evento vai se realizar no Centro de Referências em Educação Ambiental, no Prédio 14 do Parque Dr. Fernando Costa (Parque da Água Branca), na Avenida Francisco Matarazzo, 455, em São Paulo. Ellen Nunes participou, no ano passado, como palestrante, do Ciclo de Cursos de Educação Ambiental organizado pela CPLEA, quando abordou o tema da alfabetização ecológica.
Naquela oportunidade, enfatizou os ideais propagados pelo austríaco Fritjof Capra, físico, ativista ambiental e místico, além de fundador do Center for Ecoliteracy, uma instituição com sede na Califórnia, que forma agentes difusores dos conceitos ecológicos defendidos pelo seu idealizador.
No livro, a bióloga explica que a alfabetização ecológica é o processo de aprendizagem dos princípios de organização dos ecossistemas que constituem a vida na Terra. Ensinar e aprender os princípios básicos da ecologia para nos tornarmos ecologicamente alfabetizados, conhecendo as diversas redes de interações, que constituem a teia da vida, é objetivo da alfabetização ecológica, explica.
Conforme a professora, por meio da alfabetização ecológica é possível entender as múltiplas relações que se estabelecem entre os seres e o ambiente em que vivem, e como tais relações se configuram na teia que sustenta a vida no planeta. A alfabetização ecológica contribui para que a educação ambiental inclua o estudo da ecologia, como a dimensão que abrange a natureza biológica do ambiente e do ser humano, considerado um ser biopsicossocial.

Depois dos avanços da educação ambiental no âmbito socioambiental, restringir a sua grandeza aos aspectos biológicos do ambiente, seria desconhecer ou negar sua história, em especial a latino-americana, afirma. Assim, a alfabetização ecológica contribuiria para o processo de conscientização ambiental dos indivíduos, que desejam uma sociedade ecologicamente viável e socialmente justa. Cada um precisa fazer a sua parte e reconhecer que todos nós em algum aspecto precisamos ser ecologicamente alfabetizados, conclui.

O livro Alfabetização Ecológica Um Caminho para a Sustentabilidade foi organizado em quatro capítulos e três anexos. O primeiro capítulo apresenta a origem do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade, destacando como é possível emular a natureza para a sustentabilidade, usando como exemplo a proposta metodológica do programa ZERI (Emissão Zero). No capítulo dois, é discutida a relação necessária entre a alfabetização ecológica e a educação ambiental. O capítulo três apresenta o conhecimento de Gaia entender, amar e respeitar o Planeta Terra, a partir dos princípios da ecologia. O último capítulo trata dos projetos de alfabetização ecológica, sugerindo maneiras de organizar e elaborar um projeto. Nos anexos, pode ser encontrada a sugestão de um roteiro para caracterizar comunidade-alvo e de um modelo de relatório, além da Carta da Terra.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Imagem: Divulgação

 
 
 
 
 
 

 

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