Panorama
 
 
 

MINISTRA DEFENDE COMPROMISSO ÉTICO PARA PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

24/04/2006 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu compromisso ético nas ações de proteção à biodiversidade nesta segunda-feira (24), em Luziânia, Goiás, durante a II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). "O problema da humanidade não é a técnica, é a ética. Não nos falta técnica para proteger o meio ambiente. Não nos falta técnica para controlar o aquecimento global. Não nos falta técnica para acabar com a fome. Nos falta é compromisso ético", disse Marina Silva, ao final de sua exposição, para uma platéia de aproximadamente 600 crianças e adolescentes de todo o país.

Ao relembrar o projeto de lei da Mata Atlântica, a ministra pediu que os jovens se engajassem na luta pela aprovação das regras para o uso do bioma, em tramitação no Congresso há 14 anos. Se cada um fizer sua parte, a biodiversidade, o clima, cada um de nós ficará mais seguro , argumentou.

Marina Silva falou sobre a importância da valorização da biodiversidade brasileira. Segundo ela, atualmente apenas 200 mil espécies são conhecidas no território brasileiro, parte muito restrita de um universo que, conforme estimativas, pode chegar a 2 milhões de espécies. "Cerca de 50% da nossa economia depende da biodiversidade", disse.
A diversidade biológica, para a ministra, é um dado importante da identidade de cada brasileiro. "O pessoal do Norte se identifica com a Amazônia. O pessoal do Centro-Oeste com o Cerrado", exemplificou. Marina Silva explicou também que a biodiversidade garante vários benefícios para a população. E citou a influência da diversidade biológica na formação do solo, na formação de habitats naturais, na purificação do ar, no controle das chuvas. "A biodiversidade faz parte da nossa vida", resumiu.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção e Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, também fez uma exposição na conferência. Ela falou das diferentes influências que determinaram a formação do povo brasileiro e da diversidade étnica e racial que o país possui. De acordo com Matilde Ribeiro, a igualdade entre as raças é fundamental e deve permear os debates que crianças e adolescentes desenvolverão até sexta-feira (28) em Luziânia.

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Claudio Langone, participou do evento, apresentando inúmeros pontos que os jovens devem levar em conta na discussão sobre mudanças climáticas. Ele chamou a atenção para o fato de que até agora os Estados Unidos não aderiram ao Protocolo de Quioto, tratado em que os países se comprometem em reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O evento ainda contou com a presença do secretário do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Crispim Moreira, que abordou a importância de os jovens perceberem que acesso à alimentação com qualidade e quantidade, necessárias para garantir a boa nutrição, é um direito de todos.

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.