Panorama
 
 
 

MMA APÓIA PROJETOS PARA CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006 - A Secretaria Técnica do Projetos Demonstrativos (PDA) está promovendo até o dia 28, no Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba (SP), oficina de capacitação inicial para projetos voltados para a conservação da Mata Atlântica na região das Serras da Bocaína, do Mar e Mantiqueira. Nos próximos três anos essas áreas estarão recebendo apoio de R$ 3,6 milhões do Ministério do Meio Ambiente, por meio de nove projetos aprovados pelos PDA Mata Atlântica. Os recursos são oriundos de doação da cooperação financeira do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) com a contrapartida do Ministério do Meio Ambiente e apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ).

Os projetos visam a ampliação e implementação de áreas protegidas na Mata Atlântica com envolvimento das comunidades da região - populações tradicionais, quilombolas e agricultores familiares - por meio de recuperação de áreas de preservação permanente e Reservas Legais, implantação de corredores ecológicos, estudos para criação de novas Unidades de Conservação (UCs), ecoturismo com base comunitária. Os projetos serão executados por organizações não-governamentais em parceria com prefeituras, universidades, gestores das UCs (municipais, estaduais e federais) e associações comunitárias.

Esses projetos envolvem Unidades de Conservação de grande relevância para a região como o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a APA Cairuçu (Paraty, RJ), a APA da Mantiqueira (MG), o Parque Estadual da Serra do Mar (SP), além de outras.

Os projetos apoiados pelo PDA objetivam viabilizar novos modelos de preservação, conservação e utilização racional dos recursos naturais da Amazônia e da Mata Atlântica, visando à melhoria da qualidade de vida da população local. O PDA é um componente do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.