Panorama
 
 
 

MUSEU GOELDI COMEMORA OS 80 ANOS DE AMBIENTALISTA PARAENSE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

28/04/2006 - Nesta quinta-feira (27), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) prestou homenagem a uma importante personalidade científica do Pará: o ambientalista Camillo Vianna, que completou 80 anos no último dia 14. Ao longo de sua vida, Vianna tem atuado em diversas questões ambientais da Amazônia, sempre lutando pela preservação da grande floresta e pelo respeito aos povos da região.

A homenagem foi realizada às 10h, no Espaço Cultural Raízes, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Durante o evento, o ambientalista plantou duas mudas de árvores no Parque: uma de Munguba (Pseudobombax munguba) e outra de Casca-Preciosa (Aniba canelilla). Houve ainda distribuição de mudas de plantas para o público presente.

Formado pela antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia do Estado do Estado do Pará, Vianna atuou no ensino de Medicina e em diversos conselhos, como o municipal e estadual da área. Seu primeiro emprego foi no Museu Goeldi, onde trabalhou para custear seus estudos.

Entre diversas atividades, coordenou a partir de 1952 o setor de interiorização da Universidade Federal do Pará (UFPA), na área da saúde. Já a partir de 1968, atuou como coordenador de Educação, Saúde e Ação Comunitária, nas bases físicas do Ministério da Agricultura, no rio Tapajós. Essa atividade resultou na consolidação da Sociedade de Preservação aos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren), da qual é presidente até hoje.

Uma de suas mais importantes ações na Amazônia Oriental foi a coordenação do Projeto Rondon, que levava estudantes universitários para atuar em localidades ribeirinhas.

Com a experiência das atividades realizadas no rio Tapajós, Camillo Vianna desenvolveu um trabalho associado para preservar os quelônios nos rios Trombetas e Tapajós, além do incentivo à formação de bosques comunitários e recomposição de ecossistemas, principalmente, no Baixo Tocantins paraense. A partir de então, fez várias viagens em diversos pontos da Amazônia, levando a mensagem da preservação ambiental, reanimação cultural e valorização dos habitantes da região.

Na área das comunidades tradicionais, Viana orientou a coordenação do 1º Encontro dos Povos Indígenas do Xingu. Em 11000, foi eleito vice-reitor da UFPA. No ano seguinte, realizou várias palestras em universidades alemãs sobre a realidade amazônica.

Atualmente, o ambientalista coordena projetos de reflorestamento comunitário e educação ambiental, além de participar de grupos vinculados à Sopren.

Currículo
- Primeiro emprego no Museu Paraense Emílio Goeldi;
- Médico-residente no Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro;
- Diretor da Faculdade de Medicina e Cirurgia do Estado do Pará;
- Professor de clínica médica na Enfermaria São Francisco de Paula, da Santa Casa de Misericórdia do Pará;
- Coordenador do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária;
- Coordenador dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e Meio Ambiente em diferentes oportunidades;
- Presidente da Sociedade Médico-cirúrgica do Pará em duas oportunidades;
- Editor do Jornal Marco Zero, no Amapá;
- Editor da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, Regional Pará;
- Coodenador e participante de congressos sobre medicina, saúde, educação ambiental, ecologia, cultura popular e questão amazônica, a nível regional, nacional e internacional;
- Idealizador e participante das Semanas Amazônicas de Preservação de cultura popular, meio-ambiente, tartaruga, água, castanheira, mogno, andiroba, pau-rosa;
- Coordenador de saúde, educação, meio-ambiente e comunidade do estabelecimento rural do Tapajós, em Belterra, Fordlândia e Daniel de Carvalho;
- Coordenador do Projeto Rondon, para a Amazônia Oriental;
- Autor de cartilha sobre educação ambiental, reanimação cultural, questões amazônicas e defesa da região;
- Criador da Sociedade de Preservação aos recursos naturais e culturais da Amazônia (SOPREN) em fevereiro de 1968;
- Coordenador do Projeto Abaetetuba (criação de colégio para reforço e atuação nas várzeas das Região das Ilhas de Abaetetuba com desenvolvimento de cursos de curta duração, como alimentação alternativa, padaria, plantio florestal);
- Integrante da Federação de Educação Infanto-Juvenil (FEIJ) desde a sua fundação;
- Vice-Reitor da UFPA;
- Pró-Reitor de Extensão da UFPA;
- Circuito na Alemanha para conferências nas universidades de Heildelberg, Belefeld e na Semana Amazônica da Prefeitura de Heildelberg.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Museu Goeldi)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.