Panorama
 
 
 

PARAENSE RECEBE NOBEL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006 - O brasileiro Tarcísio Feitosa da Silva, de 35 anos, recebeu nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (24), o Prêmio Goldman de Meio Ambiente, considerado o Nobel da área. Ligado à Comissão Pastoral da Terra e um dos líderes do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu, Feitosa tem trilhado seu caminho em defesa dos direitos humanos, da proteção ambiental e da luta pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. "Ele faz uma interface importante entre o governo federal e os movimentos sociais daquela região. O prêmio é mais do que merecido. E, tenho certeza, revertirá em benefícios para a Amazônia", avaliou a secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Saragoussi.

Feitosa, que já trabalhou como professor de matemática da rede pública no Pará, nasceu em Altamira. Sua atuação é marcante no Xingu e na Terra do Meio. Foi ele quem denunciou a extração ilegal de madeira que resultou na apreensão de 6 mil toras de mogno. Foi arrecadado 1,5 milhão de dólares com a venda da madeira extraída ilegalmente. Com o dinheiro, foi criado um fundo para financiar o desenvolvimento sustentável e a conservação das florestas tropicais.
O paraense também tem tido papel fundamental no processo de desenvolvimento do Plano BR163 Sustentável, que será lançado em breve na região. Mantém contato freqüente com vários ministérios, além de participar das discussões do Plano Plurianual (PPA). Os ganhadores desse prêmio são selecionados por um júri internacional, a partir de indicações confidenciais feitas por uma rede de organizações ambientais e personalidades de destaque na área. Outros dois brasileiros já receberam a honraria: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o antropólogo Carlos Alberto Ricardo. O valor do Prêmio Goldman é de US$ 125 mil.

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.