Panorama
 
 
 

PARANÁ APOIARÁ RECUPERAÇÃO DE PARQUES E PRAÇAS NA VENEZUELA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

24/06/2006 - Acordos prevêem apoio técnico do IAP na criação e implantação de planos de manejo do Parque Carabobo e da Praça da Candelária em Caracas.

A ministra de Meio Ambiente da Venezuela, Jacqueline Faria Pineda, disse nesta quinta-feira (20), que assim como o Paraná seu país também procura priorizar a preservação de seus espaços públicos como parques e praças. “Estamos assinando um acordo de cooperação para revitalização, manutenção e preservação de parques e praças e a experiência técnica do Paraná irá nos ajudar muito”.
Os acordos prevêem o apoio técnico de dois especialistas do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) que orientarão os venezuelanos na criação e implantação de planos de manejo do Parque Carabobo e da Praça da Candelária, projetos em que serão investidos mais de U$ 617 mil nos próximos anos.
O secretário de Cultura de Caracas, Robert Galbán, disse que o governo do seu país está preocupado em oferecer opções de lazer a população como forma de reduzir os índices de violência. “Em Caracas, principalmente. Neste projeto que teremos apoio do Paraná para executá-lo é vital para o exercício da cidadania e da democracia participativa”, disse Galbán. Segundo ele, os projetos de parques paranaenses vêm sendo acompanhados pelo governo venezuelano há muito tempo.
O Plano de Desenvolvimento Econômico e Social e o Plano de Governo Metropolitano da Venezuela têm como prioridade a recuperação e preservação dos espaços públicos das cidades, entre eles, parques e praças.
O presidente da Corporação de Serviços Metropolitanos de Caracas, Pedro Corales, disse que o Paraná é uma importante referência na formulação e implementação de planos de manejo das suas Unidades de Conservação. “O estado conseguiu preservar uma das faunas e floras mais belas que já vi em espaços abertos para o povo e é isso que buscamos”, disse Corales.
Das 61 unidades de conservação existentes no Estado cerca de 60% possuem o estudo efetivado. A meta do governo é que até o final de 2006 20 planos de manejo sejam concluídos. “Sem o plano de manejo a unidade de conservação permanece intocada e não pode ser utilizada para fins turísticos e nem para o conhecimento da população”, explicou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.
O manejo de unidades de conservação é o planejamento de ações e atividades necessárias para preservação da fauna e da flora nas áreas protegidas. Os planos de manejo devem incluir ainda orientações quanto ao limite no número de visitantes, ações de educação ambiental, pesquisa, e atividades de administração ou gerenciamento.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação exige a elaboração de planos de manejo para criação ou abertura de parques estaduais, municipais ou federais.
Os convênios compõem as negociações do II Encontro Regional para Integração Paraná-Venezuela, realizado pelo governo do estado. A assinatura destes acordos havia sido tratada em novembro de 2005, em Caracas através de um protocolo de intenções para troca de experiências entre o Paraná e a Venezuela.

IAP e Sanepar irão ceder técnicos à Venezuela

O governador do Paraná, Roberto Requião, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e a ministra de Meio Ambiente venezuelana, Jacqueline Faria Pineda, e os governadores dos Estados de Anzoátegui, Tarek Saab, de Lara, Luis Reyes, e de Monagas, José Briceño, e o prefeito de Caracas, Juan Barreto, assinaram nesta quinta-feira (20) acordo para intercâmbio de experiências em participação comunitária no processo de gestão ambiental, manejo integral dos resíduos sólidos e manejo sustentável dos recursos naturais e o intercâmbio de experiências no saneamento de rios e lagos e no uso seguro da biotecnologia.
O acordo inclui o saneamento de bacias hidrográficas venezuelanas e a implantação de centros comunitários de proteção ambiental. Pelos acordos, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) prestarão assistência técnica, capacitação e transferência de tecnologia ao Ministério de Meio Ambiente venezuelano.
O memorando faz parte das atividades do 2º Encontro pela Integração com o Paraná, realizado em Curitiba nesta quinta-feira. Esta é a segunda etapa do processo de estreitamento nas relações entre o Paraná e a Venezuela, iniciado em novembro de 2005, com a visita do governador Roberto Requião a Caracas.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.