Panorama
 
 
 

RECIFE E OLINDA SÃO CIDADES AMIGAS DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

24.04.2006 – Recife - Os prefeitos de Olinda e Recife, Luciana Santos (PC do B-PE) e João Paulo Lima e Silva (PT-PE), e o presidente da Câmara Municipal de Recife, Josenildo Sinesio da Silva (PT-PE), assinaram hoje Termo de Compromisso com o programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace. O objetivo do Cidade Amiga da Amazônia é incentivar prefeituras brasileiras a adotarem leis que evitem o consumo de madeira nativa de origem criminosa nas compras e licitações públicas. Durante a solenidade realizada a bordo do navio Arctic Sunrise, da entidade ambientalista, o prefeito de Recife foi representado pelo secretário de planejamento do munícipio, Marcelo Olímpio, que reafirmou o compromisso do mandato em combater a extração ilegal de madeira.

Ambos os prefeitos também editaram decretos criando grupos técnicos de trabalho, formados por representantes de diversas secretarias da administração municipal e de entidades civis, para elaborar a política de consumo responsável de madeira. Recife é a segunda capital nordestina e 31º município brasileiro a aderir ao programa Cidade Amiga da Amazônia – Olinda é o 32º município. A ONG local Cais do Parto apoiou a iniciativa. "Ao fechar suas portas para madeira de origem criminosa, as prefeituras de Recife e Olinda estão agindo concretamente para deter o desmatamento da Amazônia", comemora Adriana Imparato, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia. "Esperamos que a adesão dessas duas importantes cidades pernambucanas motivem outros municípios do estado a fazer o mesmo e inspirem a sociedade a consumir produtos florestais de forma responsável".

Estima-se que entre 60% e 80% de toda madeira amazônica tenham origem ilegal e 64% da produção destinam-se ao mercado consumidor brasileiro. As prefeituras utilizam grandes volumes de madeira em obras como escolas e postos de saúde. "Consumir madeira de origem ilegal é inaceitável. O dinheiro público não pode financiar a destruição criminosa da Amazônia", completa Adriana Imparato.

Diversas autoridades e ONGs participaram da solenidade no navio. Entre elas ASPAN, AMANE, Centro de Cultura Luiz Freire e EKOS. Todos formalizaram apoio à campanha pela criação de uma rede de áreas protegidas como parques e reservas na para conter o desmatamento da floresta amazônica.

O navio do Greenpeace está em expedição pelo litoral brasileiro promovendo propostas de proteção à floresta como a implementação de uma rede de áreas protegidas e de uso sustentável e o consumo responsável de produtos florestais. A idéia da expedição é levar a realidade de regiões remotas da Amazônia para grandes centros urbanos do litoral brasileiro. Ao longo de 27 dias, o navio já visitou quatro cidades - Porto Alegre (RS), Santos (SP), Salvador (BA) e Recife (PE) e deve atracar no final desta semana em Fortaleza (CE).

Em Recife, o navio do Greenpeace esteve aberto à população no final de semana e recebeu cerca de 6 mil pessoas, atual recorde de público da expedição. Nas quatro cidades já visitadas, mais de 20 mil pessoas já conheceram as instalações do barco e a exposição de 72 fotos que retrata as belezas, ameaças e o trabalho do Greenpeace na região amazônica.

Nos últimos quatro anos, mais de 70 mil km2 de floresta amazônica foram destruídos pela exploração criminosa de madeira e pelo avanço descontrolado da fronteira agropecuária. Em todo o mundo, o Greenpeace trabalha pela criação de uma rede de áreas protegidas para salvar os últimos remanescentes florestais do planeta. "Acreditamos que só a mobilização da sociedade e a ação de todos os níveis de governo podem reverter a tendência de destruição da floresta. A Amazônia tem pressa", conclui Adriana Imparato.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.