Panorama
 
 
 

RELATÓRIO DE FISCAIS AGROPECUÁRIOS É QUESTIONADO POR ESPECIALISTAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - Brasília – Dois especialistas contestam conclusões do relatório dos fiscais agropecuários que investigaram a ocorrência de uma pulverização com agrotóxicos na área urbana e em pequenas propriedades de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. Os técnicos concluíram que o que aconteceu foi uma "deriva", ou seja, "o deslocamento não intencional de produto químico após a sua emissão". Isso aconteceria por condições climáticas (ventos fortes e inversão térmica).

Para James Cabral, engenheiro agrônomo do Fórum Matogrossensse de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), o documento do Ministério da Agricultura em Cuiabá é "bastante ingênuo". "Tem uma carga de irresponsabilidade muito grande. O que a gente constatou é que uma enorme diversidade de plantas foi atingida e que apresentavam o mesmo sintoma", diz em entrevista à Agência Brasil. O documento foi elaborado pelos fiscais agropecuários Márcia Albuquerque e Antonio Hideu Inoue, nove dias após o ocorrido.

O engenheiro James Cabral esteve na cidade sete dias após o fato, a pedido do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso. Em companhia do doutor Wanderley Antonio Pignati, eles fotografaram e coletaram amostras das plantas atingidas, entrevistaram autoridades municipais, chacareiros e moradores e encaminharam ao Ministério Público local a denúncia para que fosse instaurado inquérito civil. Eles também elaboraram a notificação, com detalhes do que observaram na cidade, encaminhada às autoridades sanitárias do estado e do governo federal.

O professor César Koppe Grisólia, do Departamento de Genética e Morfologia da Universidade de Brasília (UnB), autor do livro Agrotóxicos: mutações, câncer e reprodução, explica que a investigação precisa de técnicas capazes que fazer um mecanismo de prova e contra-prova. "É responsabilidade do Ministério da Agricultura fazer a coleta de amostras dentro das normas técnicas. Devem ser coletadas no mínimo três amostras em frascos separados e armazenadas em locais diferentes para possibilitar prova e contra-prova. Elas devem ser mantidas sob refrigeração constante e devem ser coletadas logo após a contaminação. Alguns agrotóxicos desaparecem rapidamente", explica.

Após o contato dos agrotóxicos com a luz ou calor, os princípios ativos do produto mudam, segundo o professor. "No caso de não haver vestígios dos agrotóxicos no prazo, pode-se pesquisar os seus metabólitos, que são resíduos deixados pelos agrotóxicos, produto da sua degradação", diz.

Para o engenheiro James Cabral, a citação do relatório de que não houve "injúrias" em gramíneas não é verdade. "O que mais descarta essa possibilidade de doença é que nos verificamos in loco que foram atingidas mais de 40 espécies de diferentes tipos de plantas. Foram atingidas plantas agrícolas, plantas cítricas, plantas ornamentais, plantas fitoterápicas, plantas hortícolas e plantas florestais todas com a mesma sintomatologia. É muito questionável qualquer documento que apresente uma versão que isso é um problema fitopatológico", contesta.

Com relação ao "exame laboratorial", citado pelos fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura em Cuiabá, o professor da Universidade de Brasília César Koppe também diz que não funcionam para detectar o objeto da investigação. "Exames fitossanitários servem para pesquisar fungos e outras doenças, são exames totalmente diferentes. Não tem validade em questões jurídicas para se provar que se cometeu um crime. Os exames têm que ser específicos para resíduos de agrotóxicos."

A Agência Brasil procurou a fiscal agropecuária Márcia Albuquerque para comentar as críticas sobre o relatório de Lucas do Rio Verde, mas ela não quis comentar o assunto, alegando que o documento era conclusivo.

 
 

Fonte:Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Paulo Machado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.