Panorama
 
 
 

SEMA ASSINA TERMO DE DESCENTRALIZAÇÃO AMBIENTAL COM DOURADOS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006 - Foi assinado nesta manhã, no gabinete do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, o termo de cooperação da descentralização da gestão ambiental entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e o município de Dourados, com a presença do prefeito Laerte Tetila e do diretor-presidente do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), Cid Rônner. Com a assinatura desses termos entre os municípios o governo do Estado quer agilizar o processo de descentralização da gestão ambiental, incentivando os municípios a se capacitarem para fazerem o licenciamento e controle ambiental de empreendimentos locais. Desta forma, raciocina o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José Elias Moreira, ganha o cidadão, que tem resposta mais rápida ao pedido que pleiteia, e ainda alivia o fluxo de trabalho na Sema, onde de janeiro a agosto de 2005 deram entrada nada menos que 2.256 projetos.

Para gerir o meio ambiente o município precisa formar uma equipe técnica qualificada, definir uma política ambiental embasada nas diretrizes nacionais e estaduais, eleger os conselhos municipais e instituir um órgão responsável com estrutura para fazer o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades de impacto local. Além de promover ações de gestão ambiental necessárias ao desenvolvimento do município.

O Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal), através dos programas de capacitação, prestou todas as orientações técnicas às prefeituras dos 12 municípios com mais de 20 mil habitantes do Estado, e também a Bonito e São Gabriel do Oeste, por peculiaridades que tornam necessária a descentralização da gestão ambiental.

Daniel Baeta, técnico do Imap, cita como exemplo uma pequena fábrica de estofados, que segundo ele pode perfeitamente ser licenciada pelo município. Não gera efluentes, só resíduos sólidos, tem baixíssimo impacto ambiental. “Hoje, o empreendedor precisa se deslocar lá de sua cidade, a centenas de quilômetros, para protocolar um projeto no Imap. Depois o técnico sai de Campo Grande até o local fazer as análises necessárias. Gera custo para o Estado e atrasa o funcionamento do empreendimento. Se o licenciamento fosse feito pela própria prefeitura seria mais rápido e barato”, analisa.

Naviraí e Amambai devem ser os próximos municípios a assinarem o termo, uma vez que a Sema realizou o curso de gestão ambiental no mês passado, organizado pela equipe de treinamento do Imap no qual técnicos da instituição capacitaram funcionários das prefeituras para que possam efetuar os serviços de licenciamento e controle ambiental de empreendimentos locais, que atualmente é feita pela secretaria.

 
 

Fonte:Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.