Panorama
 
 
 

SEMENTES DE ARBUSTO DO CERRADO GERMINARAM MAIS RAPIDAMENTE NO ESPAÇO, DIZ PESQUISADORA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

23/04/2006 - Brasília - A sementes de gonçalo-alves, um arbusto do cerrado, germinaram mais rápido no espaço do que as que brotaram aqui na Terra. A conclusão é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas a experiência não terminou, segundo a pesquisadora Antonieta Salomão. Ainda é preciso verificar muitas outras possíveis mudanças nos brotos, além da rapidez da germinação, porque o objetivo é descobrir formas mais eficientes de conservar as plantas tropicais.

Nessa experiência, na verdade, está em estudo todo um conjunto de plantas, que são as espécies tropicais, representados pelo gonçalo-alves.

A Embrapa espera poder trabalhar novamente com experimentos no espaço. Um desses experimentos é a tentativa de produzir substâncias úteis dentro de células de animais e de plantas.

Outra experiência que ainda está sendo feita é a do pé-de-feijão, criada por alunos de primeiro grau de São José dos Campos (SP). A coordenadora dos experimentos, Elisa Saeta, disse que os meninos plantaram as sementes que brotaram no espaço.

Também plantaram sementes que tinham brotado aqui na Terra, enquanto o astronauta Marcos César Pontes estava em órbita. Elisa acha que daqui a duas semanas já vai dar para comparar os dois feijões.

Na capital paulista, o pesquisador Alessandro La Neve, da Faculdade de Engenharia Industrial, também está entrando na etapa da comparação. La Neve estuda as reações de algumas substâncias muito importantes para o organismo, chamadas enzimas.

Marcos Pontes trouxe os dados e agora o pesquisador vai refazer as reações em laboratório. Depois, vai comparar os dois resultados. La Neve disse acreditar que a experiência estará concluída daqui a um mês.

 
 

Fonte:Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Patrícia Landim

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.