Panorama
 
 
 

SISTEMA AGROSSILVIPASTORIL, MAIS PRODUTIVIDADE E MENOS DANOS AO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006 - Camponeses de 14 regiões do Ceará e Rio Grande do Norte estão avaliando a substituição da tradicional agricultura de coivara - na qual a vegetação é queimada antes do plantio - por uma forma mais produtiva e ecologicamente correta de exploração da terra: o Sistema de Produção Agrossilvipastoril, desenvolvido na Embrapa Caprinos (Sobral-CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O modelo - que consegue ao mesmo tempo conservar os recursos naturais, fixar o homem no campo e aumentar com sustentabilidade a produtividade agrícola e pecuária - será apresentado durante o V Exposição de Tecnologias Agropecuárias - Ciência para a Vida, que está sendo realizada de 24 a 30 de abril na Sede da Embrapa, em Brasília, DF.

Segundo o pesquisador João Ambrósio de Araújo Filho, coordenador das pesquisas, o sistema possibilita uma produção animal de 61 kg/ha ao ano, dez vezes maior que no modelo tradicional. A produção de grãos chega a 1.400 kg/ha ano, enquanto que a média do Ceará hoje não ultrapassa os 400kg/ha. Associado ao aumento da produção, é possível afastar o perigo da desertificação, que só no estado do Ceará ameaça entre 15% a 20% do território.

Outra vantagem do sistema é a fixação da atividade agrícola em um mesmo local, o que não é possível no modelo tradicional, em que, por conta do esgotamento do solo, a rotação entre as terras é intensa, promovendo a degradação de territórios cada vez maiores. Como conseqüência, restam no Ceará menos de 10% da vegetação original. Além das perdas da biodiversidade vegetal e faunística, o sistema tradicional promove grandes perdas do solo e o assoreamento dos cursos d'água. De acordo com João Ambrósio, só a erosão faz com que se percam cerca de 100 toneladas de solo por hectare ao ano no Ceará.

Cópia da natureza

Para reverter este quadro de degradação, o Sistema de Produção Agrossilvipastoril copia ao máximo a natureza, preservando árvores, mantendo reservas de floresta nas propriedades e a mata ciliar dos cursos d'água. Nele, as árvores e arbustos são associados à agricultura e pecuária numa mesma área simultaneamente.

No modelo, a propriedade de oito hectares é dividida em três parcelas: agrícola, pecuária e reserva legal. Nas áreas pastoril e agrícola, é feito o raleamento da Caatinga. O sistema permite a criação de até 20 ovelhas ou cabras ao ano. Isso evita a degradação por sobrepastejo, quando são mantidos animais em quantidade superior à capacidade do pasto.

Na área agrícola, a madeira útil é retirada e os garranchos são amontoados em cordões, separados pelo espaçamento de três metros. Ao lado dos cordões, são plantadas leguminosas, como leucena e gliricídia e as culturas de grãos, como milho e feijão, se encaixam nos três metros. O objetivo de intercalar as culturas com os cordões de garranchos, é evitar a erosão e manter o adubo verde para o solo.

O modelo mantém também as árvores nativas, que entre outras vantagens, evitam a erosão e o empobrecimento do solo. O grande desafio, de acordo com João Ambrósio de Araújo Filho, é convencer o agricultor, acostumado com a prática ancestral da coivara, a adotar um novo sistema. Para isso, os pesquisadores buscam ajuda de instituições que já tenham atuação junto aos camponeses.

Exposição - O evento é uma realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento que este ano tem como tema a "Popularização da Ciência e Tecnologia". O evento vai reunir, em uma área de 10000 metros quadrados ocupada por 111 estandes, variadas tecnologias e produtos desenvolvidos pelas Unidades da Embrapa de todo o Brasil e por seus parceiros, como Sebrae, instituições de pesquisas estaduais e universidades.

Todas as atrações do Ciência para a Vida são totalmente gratuitas. O evento será realizado no Parque Estação Biológica, avenida W3 Norte (final), no Pavilhão Ciência para a Vida em frente à sede da Empresa, das 10h às 22h.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Verônica Freire)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.