Panorama
 
 
 

SOLO RADIOATIVO DA UCRÂNIA É DEVOLVIDO PARA AIEA PELO GREENPEACE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

24-04-2006 – Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) recebeu hoje do Greenpeace um contêiner de concreto contendo um quilo de amostras radioativas do solo de uma área da Ucrânia que não é classificada como zona de exclusão do desastre de Chernobyl. No entanto, as amostras entregues hoje têm um nível de radioatividade tão alto que são classificadas pelos padrões da legislação européia como lixo radioativo.

O contêiner de concreto, de 250 quilos, foi entregue hoje na sede da AIEA, em Viena, por ativistas do Greenpeace, mostrando faixas que diziam “AIEA: pare de encobrir Chernobyl”. A ação ocorreu para mostrar que a AIEA continua, contra todas as evidências reais, minimizando as conseqüências do desastre de Chernobyl, ocorrido em abril de 1986. Para assegurar a segurança pública, as amostras de solo entregues à AIEA estavam protegidas por 10 cm de concreto e uma camada de chumbo. O solo radioativo foi coletado pelo Greenpeace em locais entre 40 e 50 quilômetros do reator de Chernobyl – em áreas de acesso livre, fora da zona de exclusão. Elas foram enviadas para laboratórios na Ucrânia e na Áustria. O mais preocupante foi a descoberta de que uma amostra continha uma “partícula quente” - partícula altamente radioativa de combustível nuclear do reator lançado pela explosão. Essa amostra é altamente perigosa se inalada, ingerida ou quando em contato prolongado com o corpo humano.

“As pessoas que consomem madeira, cogumelos e frutas silvestres das florestas daquela região não sabem que estão expondo sua saúde a sérios riscos devido à radiação. As amostras possuem radiação entre 10 e 28 vezes acima dos limites mínimos estabelecidos pela Comissão Européia para classificar um material como lixo radioativo”, disse Guilherme Leonardi, coordenador da campanha de energia do Greenpeace Brasil.

A entrega coincide com o lançamento do relatório do Greenpeace que revisa a contaminação radioativa atual na Ucrânia e a condição de mais de 20 milhões de metros cúbicos de lixo radioativo abandonados após o acidente. Essa é uma bomba relógio que pode contaminar ainda mais a região assim como o rio Dnjepr, a principal fonte de água potável da Ucrânia. O Greenpeace pede medidas urgentes para controlar e acondicionar esse lixo.

“A AIEA deve parar de maquiar dados, negar fatos e reduzir os impactos de Chernobyl”, disse Guilherme Leonardi. “As amostras são evidências claras de quão contaminadas ainda estão algumas partes da Ucrânia. A possibilidade de a AIEA realocar pessoas para essas áreas pode representar sérios riscos para a saúde da população”, acrescentou.

O relatório do Greenpeace sobre saúde publicado na quinta-feira mostrou que a tentativa da AIEA de reduzir os impactos sobre a saúde do acidente de Chernobyl dissemina a desinformação entre as populações e mostra seu compromisso com uma política pró-nuclear.

O Greenpeace pede aos governos que emendem o estatuto da AIEA, removendo o artigo 2 que estabelece a função promocional da energia nuclear da agência, que é contraditória com sua função fiscalizadora da segurança nuclear.

No Brasil, a Comissão Nacional de Energia Atômica (CNEN) possui ambos os papéis, contraditórios por natureza, o que já foi inclusive apontado como problema pelo relatório da Câmara dos Deputados sobre segurança nuclear, lançado em março.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.