Panorama
 
 
 

TRÊS MAIORES MERCADOS DE MADEIRA NATIVA ESTÃO NO CIDADE AMIGA DA AMAZÔNIA, DO GREENPEACE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

24/04/2006 - Recife - A inclusão de Recife e Olinda no programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace, representa uma conquista para a organização não-governamental no Brasil. O projeto agora está em atividade nos três maiores mercados consumidores de madeira nativa do país: Sul, Sudeste e Nordeste.

Ao todo, 32 municípios já assinaram com o Greenpeace o compromisso de não comprar madeira nativa de origem ilegal nas licitações públicas. A coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia, Adriana Imparato, explica que as prefeituras parceiras se comprometem a exigir documentação de origem na compra direta dos produtos florestais destinados a obras públicas.

"As prefeituras de Recife e Olinda também editaram decreto instituindo grupos de trabalho que irão elaborar procedimentos para compra responsável de madeira. Foi criado um sistema de fiscalização da autenticidade dos documentos referentes às aquisições dos produtos", conta Adriana Imparato.

De acordo com ela, caso os órgãos locais encontrem autorizações de transporte de produtos florestais falsificadas, a carga de madeira será apreendida e o depósito autuado com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

"Nossa intenção não é trabalhar de forma repressiva, mas preventiva. Os representantes de depósitos de madeira serão convidados por técnicos das prefeituras a participar de uma qualificação para serem esclarecidos sobre o processo de compra e venda", revela a coordenadora do programa.

O termo de adesão ao projeto do Greenpeace foi assinado hoje (24) pelo secretário de Planejamento da prefeitura do Recife, Marcelo Olímpio, a prefeita de Olinda, Luciana Santos, e o presidente da Câmara Municipal de Recife, Josenildo Sinésio da Silva. A solenidade ocorreu a bordo do navio Arctic Sunrise, da entidade ambientalista.

O navio do Greenpeace está em expedição pelo litoral brasileiro há 27 dias fazendo campanha global pelo consumo responsável dos produtos florestais. A embarcação, que traz também uma exposição com 72 fotos da região amazônica, já visitou, neste mês de abril, Porto Alegre, Santos, Salvador e Recife. A última parada será em Fortaleza, no final desta semana.

Recife e Olinda aderem ao programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace

24/04/2006 - Recife - O prefeito do Recife, João Paulo e a prefeita de Olinda, Luciana Santos, assinam hoje (24) termo de compromisso com a organização não-governamental internacional Greenpeace, aderindo ao programa Cidade Amiga da Amazônia.

Com a iniciativa, as duas cidades assumem a responsabilidade de evitar a compra de madeira de origem ilegal nas licitações públicas. A assinatura do termo está programada para às 10 horas, a bordo do navio Arctic Sunrise, que pertence à entidade ambientalista.

De acordo com Mauro Buarque, diretor de Meio Ambiente da prefeitura do Recife, será dada prioridade À madeira oriunda de manejo florestal sustentável. Uma comissão técnica terá como atribuição sugerir, em um prazo de 120 dias, a regulamentação do consumo sustentável da madeira.

"Serão mapeados os setores que demandam madeira para que durante o processo de aquisição do produto seja cobrada a certificação dos fornecedores", explica Buarque. Segundo ele, as prefeituras utilizam madeira principalmente em obras como escolas e postos de saúde.

O programa Cidade Amiga da Amazônia conta com apoio de 30 municípios brasileiros e tem como objetivo conter o desmatamento da floresta Amazônica. Um relatório do Greenpeace indica que nos últimos quatro anos a floresta perdeu mais de 70 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal.

 
 

Fonte:Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Márcia Wonghon

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.