Panorama
 
 
 

AMBIENTALISTAS DEVEM BUSCAR AGENDA COMUM COM SETOR INDUSTRIAL, DEFENDE MINISTRO-INTERINO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

06/05/2006 - Porto Alegre – O ministro-interino do Meio Ambiente, Cláudio Langoni, defendeu que os ambientalistas busquem uma agenda comum com o setor empresarial nas estratégias de desenvolvimento que incorporem a preservação da natureza. A declaração foi feita na Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil 2006), em Bento Gonçalves, na região serrana do Rio Grande do Sul.

O evento, que mostra tecnologias limpas e soluções ambientais para os setores agrário, industrial e público, termina hoje (6). Segundo o presidente da feira, César Rubecchini, quase 18 mil pessoas visitaram as instalações e a expectativa é gerar R$ 10 milhões em rodadas de negócios.

Ao falar sobre as parcerias público-privadas na área ambiental, Langoni disse que a degradação do ecossistema não pode ser combatida apenas com fiscalização e medidas punitivas. "É preciso criar alternativas econômicas para os setores que produzem sem levar em conta a sustentabilidade", destacou.

Ele também propôs "regras de transição" para resolver problemas como o das carvoarias brasileiras, "que usam mão-de-obra escrava e provocam o desmatamento de florestas nativas". Segundo ele, a produção de carvão vegetal é "arcaica", apesar de alimentar a indústria siderúrgica, "uma das mais modernas no país".

"Precisamos resolver essa contradição com projetos de longo prazo, que gradativamente incorporem ao desenvolvimento do setor uma visão ambiental", disse, lembrando que a legislação brasileira nessa área é forte, mas precisa ser cumprida por meio do diálogo com as cadeias produtivas.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Shirley Prestes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.