Panorama
 
 
 

ARCEBISPO ALERTA PARA POSSÍVEIS PREJUÍZOS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELO COMPLEXO RIO MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

04/05/2006 - Porto Velho – O arcebispo de Porto Velho, Dom Moacir Grecki, disse que é preciso observar o "ponto de vista social e ético" do projeto de construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira. Segundo ele, apesar da Igreja não ter uma posição técnica, defende que "realmente sejam feitos estudos sérios sobre a garantia do não-prejuízo ambiental e dos povos ribeirinhos ou atingidos pela água".

Grecki disse que ainda não há um posicionamento unânime da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o complexo do Rio Madeira, mas que a Igreja está preocupada com o futuro das populações que vivem às margens do rio e dependem da pesca para sobreviver.

Ainda segundo Grecki, o próprio governo deveria promover reuniões com as comunidades que serão atingidas com a construção das hidrelétricas para esclarecer dúvidas. "Isto porque os benefícios para a localidade às vezes são pura ilusão. Às vezes, mesmo quem mora perto da usina não tem luz em casa", afirmou.

A CNBB lançou hoje (4) a edição 2005 do caderno de conflitos no campo para marcar a abertura das discussões sobre o Complexo Rio Madeira entre organizações não-governamentais, movimentos sociais e governo.

Elaborado pela Comissão Pastoral da Terra, a coleção traz uma coletânea dos problemas agrários enfrentados por populações indígenas, quilombolas e trabalhadores sem-terra na região Norte do país.

O encontro das ONGs e movimentos sociais sobre o complexo Rio Madeira termina no sábado. Amanhã, os debates vão contar com a participação de representantes de Furnas Centrais Elétricas e dos ministérios do Meio Ambiente e Minas e Energia.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.