Panorama
 
 
 

CURSO SOBRE AMOSTRAGEM DE EFLUENTES INCLUI PALESTRA SOBRE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA

 

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

03/05/2006 - A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental realizou entre os dias 25 e 27 de abril, na Agência Ambiental de São José do Rio Preto, o curso "Técnicas de amostragem de Efluentes Líquidos, Industriais, Domésticos e Águas Subterrâneas". O curso, que faz parte do Plano de Capacitação e Formação Profissional Continuada da CETESB, contou com a participação de 16 profissionais das agências de São José do Rio Preto, Barretos, Araraquara e sede.

A atividade, teve a Coordenação Executiva do Setor de Capacitação para Gestão Ambiental - ARDC, da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos - ARD. Desde 2003, em edições realizadas na sede da Companhia e nas agências ambientais de Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Franca, cerca de 110 funcionários de níveis técnico superior foram capacitados nesta modalidade de treinamento.
A programação do curso envolveu tanto aspectos técnicos referentes à amostragem, inclusive com práticas de campo, como temas institucionais considerados relevantes para as ações de controle e gestão ambiental. O treinamento teve como diferencial uma explanação sobre a cobrança pelo uso da água em São Paulo, incluindo a aplicação da Resolução CONAMA 357/05.
No parecer do engenheiro Eduardo Mazzonlenis, gerente do Departamento de Tecnologia de Águas Superficiais e Efluentes Líquidos, que participou dos trabalhos de regulamentação do decreto sobre a cobrança pelo uso da água, a Cetesb acredita que a nova sistemática deverá contribuir para o aperfeiçoamento da gestão ambiental no segmento dos recursos hídricos. No seu entender, "a medida deverá mobilizar os setores usuários, os poderes públicos estadual e municipais, assim como as organizações da sociedade civil".

"A cobrança pelo uso da água proporcionará recursos financeiros adicionais para a recuperação da qualidade ambiental dos corpos d'água, constituindo um importante instrumento de gestão ambiental," explicou.

Segundo o coordenador técnico do curso, engenheiro Régis Nieto, gerente do Setor de Efluentes Líquidos, a Resolução CONAMA 357/05 estabelece diretrizes para classificação e enquadramento dos corpos d'água, além das condições e padrões tanto para o lançamento de emissão de efluentes líquidos, quanto da qualidade de corpos hídricos receptores. "Trata-se de uma legislação bastante avançada, que possibilita a gestão adequada dos recursos hídricos no nosso país", disse.

O curso com carga horária de 24 horas, teve a coordenação técnica de Régis Nieto, e coordenação executiva dos analistas Carlos Antonio Hannickel do Setor de Capacitação Técnica par Gestão Ambiental - ARDC, e de Magda M. Tinoco do Departamento de Ações Controle II - CB.
A equipe técnica do curso foi composta pelos docentes Eduardo Mazzolenis de Oliveira, Régis Nieto, Fernando de Caires, Renato P. Rosseti, Marcelo A. Oliveira, e contou com contribuição de Hélio Bressan Jr, gerente do Setor de Hidrologia, e apoio de Luiz Roberto Neme, gerente da Agência Ambiental de São José do Rio Preto.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)
Foto: Cetesb

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.