Panorama
 
 
 

LEGISLAÇÃO VAI OBRIGAR INDÚSTRIA A COMUNICAR ACIDENTES COM PRODUTOS QUÍMICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

05/05/2006 - O Comitê Técnico de Indústria, unidade vinculada à Comissão Nacional do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) vai elaborar uma norma com o objetivo de obrigar a indústria a comunicar os acidentes com produtos químicos perigosos. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (5) na primeira reunião do Comitê Técnico no Ministério do Meio Ambiente.

A sugestão será apreciada pela Comissão Nacional. Criada por decreto presidencial em 2004, a Comissão é encarregada de formular e supervisionar a execução do Plano P2R2, bem como articular parcerias com órgãos públicos e privados para o fortalecimento institucional.

De acordo com Conceição Estrella Abad, coordenadora de projeto da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), a legislação atual não é suficiente para monitorar os acidentes com produtos químicos perigosos. "Existem algumas legislações estaduais, mas já estamos elaborando a minuta de uma nova norma, de âmbito federal, com o objetivo de suprir essa lacuna", afirmou.
O Comitê Técnico também vai convidar um representante da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abimaq) para participar das reuniões. O próximo encontro do Comitê está programado para 26 a 30 de junho, em Brasília.

O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos - P2R2 é constituído de projetos e ações participativas entre os governos federal, estaduais, municipais, sociedade civil, setor privado e busca abranger todos os empreendimentos ou atividades que possam causar acidentes ambientais com produtos químicos perigosos com o objetivo de garantir resultados efetivos para a melhoria da qualidade ambiental em todo o território nacional.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Daniela Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.