Panorama
 
 
 

MISSA NO MORRO DO ANHANGAVA NÃO CAUSOU DANOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2006

02/05/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse nesta terça-feira (02) que a missa do Dia do Trabalhador foi realizada dia 1o de Maio no Morro do Anhangava sem causar danos ao meio ambiente. “A determinação foi cumprida. A missa foi realizada na parte de baixo do morro e após a celebração o padre, o prefeito e cerca de 500 fiéis subiram o morro apenas para uma bênção, descendo logo em seguida”, disse Rasca. “Desta forma, não causaram impacto ambiental e não foram autuados”, informou. A missa costuma reunir aproximadamente três mil pessoas.

Um grupo de universitários também esteve no Morro do Anhangava durante uma aula prática, instalando piquetes para medir o desgaste do solo caso a missa fosse realizada. Os resultados da pesquisa serão encaminhados para o IAP.

Na semana passada, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) havia encaminhado notificação extrajudicial à prefeitura de Quatro Barras, à Câmara de Vereadores do município, à Paróquia de São Sebastião, à Cúria Metropolitana e ao Ministério Público de Campina Grande do Sul informando que a missa só poderá ser realizada no pé do morro. “Nos demais locais (no cume ou 200 metros abaixo dele), a realização do evento foi proibida pelo fato de causar possível degradação ambiental da vegetação local”, explicou o secretário.

De acordo com o secretário, o Morro do Anhangava compõe um parque estadual que está em área de transição entre dois biomas: mata atlântica e floresta de araucária.

Nos dias que antecederam à realização da missa, uma equipe composta por agentes do Instituto e oficiais do Batalhão de Polícia Ambiental e da Delegacia do Meio Ambiente esteve monitorando o Morro. Não foram identificados danos à vegetação local. “Não somos contra a celebração da missa, mas eventos ou atividades que reúnem um grande número de pessoas em Área de Preservação Permanente são proibidos pela legislação federal”, finalizou Rasca.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.