Panorama
 
 
 

MORADORES DE IGARAPÉS RECEBEM PROJETO “CONSCIÊNCIA LIMPA”

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

02/05/2006 - União é a tônica do projeto “Consciência Limpa”, organizado pela Rede Amazônica, com o objetivo de sensibilizar os moradores das áreas invadidas e de igarapés sobre os problemas ambientais e as possíveis conseqüências na vida de todos. Além disso, são realizadas atividades socioeducativas, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias. A terceira edição do projeto começa no mês de junho e durará seis meses. Durante este período, serão atendidos seis áreas estratégicas de Manaus (AM), entre elas, estão os igarapés: do 40, Educandos, Manaus, Glória, Compensa e da Cachoeirinha, divisa com São Francisco.

Durante o projeto são organizadas oficinas de artesanatos a partir da reutilização de resíduos, bem como palestras sobre empreendedorismo, higiene pessoal, doenças sexualmente transmissíveis, horticultura e artes. Também são realizados jogos e brincadeiras educativas com temáticas ambientais com as crianças das comunidades. As atividades visam estimular a geração de emprego e renda para as famílias.

O servidor da Divisão de Apoio às Estações e Reservas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (DSER/Inpa), Jorge Lobato, explicou que a idéia é promover a coleta dos entulhos nas casas dos moradores, para que o lixo não seja jogado nas margens ou nos leitos dos igarapés. O lixo coletado é vendido para empresas de reciclagem e o dinheiro arrecado é doado para instituições filantrópicas.

Lobato ressaltou que para a concretização de todas as atividades é necessário um grupo grande e unido. Para isso, o projeto conta com a parceria de 30 empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM), instituições de ensino e pesquisa, além de 90 pessoas que atuam no grupo de apoio.

Em relação ao Inpa, Lobato destacou que a participação no projeto se deve ao conhecimento acerca das ações de preservação do meio ambiente. Ele listou as atividades desenvolvidas com os moradores do entorno da Reserva Adolpho Ducke, zona Leste, coordenada pelo Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e o projeto Pequenos Guias, além do Comunidade no Jardim Botânico, realizado pela DSER, entre vários outros projetos voltados para a preservação do ecossistema amazônico.

Ele disse que a intenção do projeto também é unir as empresas do PIM, entidades diversas, as comunidades, o poder público e a Fundação Rede Amazônica em um mesmo propósito: contribuir significativamente para a sensibilização social a respeito das questões ambientais. O principal ponto é no tocante ao correto manuseio e destinação adequada do lixo doméstico. Isso porque essa forma de comportamento também faz parte do cotidiano das empresas.

Início
Segundo o radialista da Rede Amazônica, Moisaniel Filho, o projeto nasceu baseado nos exemplos de moradores do Conjunto Acariquara, localizado na zona Leste e do projeto Comunidade no Jardim Botânico, desenvolvido pelo Inpa. O primeiro recuperou o lago do Irariquara, que fica dentro do conjunto. Já o segundo, consiste em um trabalho realizado com comunidades localizadas no entorno da Reserva Adolpho Ducke, onde os coordenadores do projeto utilizam as áreas do Jardim Botânico para promover a educação ambiental de adultos e crianças.

Interior
Além da capital amazonense, os municípios de Iranduba (Cacau Pirêra) e Presidente Figueiredo fazem parte do cronograma de ações do "Consciência Limpa". Uma vez por ano a equipe se desloca para esses locais e desenvolve durante todo o dia, juntamente com as comunidades, atividades de sensibilização ambiental e coleta seletiva de lixo próximo a lagos, igarapés e rios.

Outra ação importante do Projeto é durante o Festival de Cirandas de Manacapuru. Nesse período o fluxo de pessoas nas balsas que dão acesso àquele município cresce visivelmente, aumentando também o consumo de comida durante o trajeto e embalagens descartadas no interior das balsas, no rio e nas estradas. Por esta razão, durante os três dias de festival, a equipe do projeto realiza de 8h às 12h, atividades de sensibilização dos passageiros para a questão do lixo que é jogado a esmo.

Como a travessia dura em média 30 minutos, artistas locais se apresentam cantando músicas com temática amazônica, além de mini-palestras com autoridades sanitaristas e ligadas ao meio ambiente. No ano passado, as ações de conscientização contaram com a participação das pesquisadoras Domitila Pascoaloto e Socorro Santos, ambas da Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos (CPCRH/Inpa). Elas realizaram palestras na balsa que faz a travessia do Porto de São Raimundo para o Cacau Pirêra, bem como no bairro da Cachoeirinha.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Luís Mansuêto/INPA)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.