Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO AUTUA DONOS DE 12 EMBARCAÇÕES POR PESCA DE ARRASTO MO RS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

Brasília (03/05/2006) – Uma força-tarefa do Ibama, da Marinha e da Polícia Federal, que trabalham na Operação Arrasto, terminou na última sexta-feira, com a identificação de 12 embarcações que faziam pesca ilegal de arrasto na costa do Rio Grande do Sul. Os infratores foram surpreendidos de helicópteros do Ibama e da Marinha. Eles foram fotografados do alto, a menos de três milhas da costa, numa área utilizada nesta época do ano como berçário de peixes, prejudicando a criação de corvinas, pescada, pescadinha e castanha, entre outros. O Ibama multará em R$ 100 mil cada dono de embarcação.

Neste momento, técnicos do órgão identificam os proprietários dos barcos, a partir do nome da embarcação e do ponto de registro, que, por lei, devem vir pintados no casco.

No verão e a primavera, a costa gaúcha se transforma do destino preferencial dos pescadores ilegais não só do estado, mas de Santa Catarina. “Estima-se que cerca de 550 embarcações dos dois estados fazem pesca de arrasto no Rio Grande do Sul, causando grande prejuízo ambiental”, avisa o coordenador da Operação, analista ambiental do Ibama, Sandro Klippel. Oceanógrafo formado na Universidade Federal do Rio Grande (RS), Klippel diz que se trata de frota muito grande de arrasto de fundo e que, por esse motivo, as operações vão se intensificar naquela faixa de mar – cuja profundidade não ultrapassa os 10 metros.

Nem sempre a identificação dos barcos é fácil, já que os pescadores ilegais tentam dificultar a identificação, cobrindo o nome do veículo e seu registro quando vêem os fotógrafos nos helicópteros. O problema ocorre porque o Ibama não usou lancha de abordagem, nesta etapa da operação. “Alguns podem pensar que, por isso, não será possível autuar os infratores. É um engano. Embora esta seja a primeira vez que autuaremos depois da operação realizada, todos os culpados serão multados logo que os barcos e seus proprietários sejam identificados”, explicou Klippel.

A Operação Arrasto teve início em janeiro último. Foi sua primeira etapa. Nela, donos de sete embarcações foram autuados em R$ 100 mil cada. A maioria pescava entre Torres e Chuí. Durante o trabalho, a força-tarefa coletou informações táticas para novas ações de fiscalização. “O patrulhamento da costa continuará”, garante Klippel.

Além de pessoal da Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul, da Marinha e da PF, trabalharam na Operação servidores do órgão dos escritórios regionais de Rio Grande, de Tramandaí, do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, com apoio do Esquadrão HU-5.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.