Panorama
 
 
 

PARANÁ LANÇA PROJETO-PILOTO DE RECUPERAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2006

02/05/2006 - O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, assinou nesta terça-feira (02) um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Green Cross Brasil (AGCB), entidade fundada e presidida internacionalmente por Michael Gorbachov, para a execução do primeiro projeto “Gestar” no Paraná, que fará a recuperação de áreas degradadas na bacia do Rio das Cinzas, região norte do Estado.

“A Green Crosr Brasil irá aliar a experiência acumulada para recuperação de áreas degradadas em todo planeta, com o conhecimento técnico do Governo do Paraná para preservação de rios com o Programa Mata Ciliar, entre outras ações”, explicou Rasca.

Segundo ele, o Paraná foi escolhido para desenvolver o projeto devido às ações que vem sendo realizadas nas áreas de recursos hídricos e aos resultados do Programa Mata Ciliar que já plantou mais de 40 milhões de árvores, nos últimos três anos.

O projeto será desenvolvido inicialmente no Rio Jacaré, que envolve os municípios de Siqueira Campos, Quatiguá, Joaquim Távora, Santo Antônio da Platina, Barra do Jacaré, Ribeirão Claro e Jacarezinho. Ao todo, 32 municípios compõem a bacia do Cinza que possui uma população de 281 mil habitantes.

A proposta é desenvolver um diagnóstico em 90 dias com apoio de dois técnicos especializados da Secretaria do Meio Ambiente e outro do Ministério do Meio Ambiente. “A partir desta fase começaremos a implementar as ações que incluem um grande trabalho com as famílias rurais e moradores de áreas de invasão às margens dos rios”, explicou Celso Claro, presidente da Green Cross Brasil – entidade fundada após a Eco 92 e presidida internacionalmente por Michael Gorbachov.

A prefeita do município de Jacarezinho, Vaentina Toneti, disse que é necessário um trabalho emergencial na região que vem sofrendo os efeitos do desmatamento e ocupações irregulares das últimas décadas. “Estamos correndo o risco de, em cinco ou dez anos, ver o Rio Jacaré secar e perder o nosso principal manancial de abastecimento devido à degradação ambiental e ausência de mata ciliar”, disse a prefeita, enfatizando que o projeto “Gestar” será importante para a região.

Dados - A bacia hidrográfica do Cinzas abrange uma área de 9,6 mil quilômetros quadrados, com sua nascente na Serra de Furnas, a oeste da escarpa devoniana. Após percorrer 240 quilômetros ele recebe seu principal afluente pela margem esquerda – o Rio Laranjinha e pela margem direita seu principal afluente é o Rio Jacarezinho, com 78 quilômetros de extensão.

O presidente da Suderhsa (Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), Darci Deitos, disse que a ação dará oportunidade para que os municípios do entorno da bacia apontem as prioridades para serem inseridas no plano de recursos hídricos da bacia do Cinzas, integrante do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.