Panorama
 
 
 

PROGRAMA DESPERDÍCIO ZERO TREINA MAIS 700 PESSOAS EM JARDIM ALEGRE

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2006

05/05/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Programa Desperdício Zero, promoveu nesta semana um seminário de capacitação para coleta seletiva no município de Jardim Alegre (região central do Estado). Cerca de 700 pessoas participaram do treinamento, que já foi promovido em outros 26 municípios.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, somente no primeiro trimestre deste ano mais de seis mil pessoas participaram das capacitações do Programa. “São professores, diretores de escolas, alunos, lideranças de organizações não-governamentais e representantes de órgãos públicos que recebem orientações para a coleta seletiva e o cumprimento da meta de redução de 30% no volume de lixo gerado no Estado”, disse Rasca.

Ele também destacou que a coleta seletiva, dentro dos padrões propostos pela Secretaria do Meio Ambiente, aumenta em 84% a vida útil dos aterros sanitários. “Ou seja, em vez de durar 20 anos, o período de utilização sobe para 36 anos”, exemplificou.

Para o coordenador do Programa Desperdício Zero, Laerty Dudas, os cursos de capacitação vão além de uma ação de educação ambiental. “São importantes para a mudança de comportamento da população. Antes o lixo era um problema que acabava quando o colocávamos porta afora. Hoje, as pessoas que participam dos cursos passam a perceber que quando se coloca o saco de lixo na calçada é aí que o problema apenas começa”, observou.

Ele lembrou que há dez anos seria impossível imaginar que tantos professores, donas-de-casa, autoridades, estudantes e pessoas dos mais diversos segmentos poderiam parar em pleno dia de semana para discutir a questão do lixo.

Durante o treinamento, todos os participantes receberam ainda um kit resíduo, composto por 14 apostilas, com orientações sobre coleta e destinação final de cada tipo de resíduo. “Os treinamentos são dirigidos a agentes, que se transformam em multiplicadores de informações e de ações importantes para a redução do lixo em seus locais de moradia. O kit complementa o treinamento, fixando os conceitos para melhor aprendizado”, disse Dudas.

Nos anos de 2004 e 2005, foram realizados 274 treinamentos, capacitando aproximadamente 10 mil agentes multiplicadores.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.