Panorama
 
 
 

AGENDA 21 REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO NO RS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

08/05/2006 - A coordenação Nacional do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente realiza, nos próximos dias 10 e 11 de maio, na região dos Campos de Cima da Serra, município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, o curso de formação Agenda 21 e a Sustentabilidade.

O curso vai capacitar 120 pessoas de oito municípios. O objetivo é formar gestores estaduais e municipais, representantes da sociedade civil e do setor empresarial para a condução de processos de construção e implementação de Agendas 21 Locais.

Além do trabalho de capacitação, também será anunciada a constituição do parlamento dos Campos de Cima da Serra. O parlamento será supra-municipal e envolverá os vereadores de sete cidades com o objetivo de discutir um modelo de desenvolvimento alternativo para a região, que hoje possui acentuado crescimento das florestas de Pinus.

O ciclo de exploração predatória das riquezas nativas no Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul iniciou-se no fim do século XIX. Espécies como o pinheiro brasileiro e madeiras nobres como cedro, canela, cambará, louro, entre outras, tiveram forte retração e foram até mesmo consideradas como em via de extinção. Após a fase extrativista, o setor industrial adaptou-se através da inserção de matas de algumas essências exóticas, principalmente espécies de pinus, eucalipto e acácia bem adaptados ao clima da região.

A intensificação do número de florestas de pinus tem suscitado a atenção de pesquisadores em relação aos efeitos da presença destes maciços e das modificações de elementos componentes da estrutura física dos ecossistemas e da paisagem como um todo.

A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolve tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Daniela Mendes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.