Panorama
 
 
 

ATIVISTA SOBREVOA AMAZÔNIA COM PÁRA-QUEDAS PARA PROTESTAR CONTRA DESTRUIÇÃO DA FLORESTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

11.05.2006 - Belterra (Pará) - Para protestar contra a destruição da Amazônia, o ativista do Greenpeace Sabiá sobrevoou com pára-quedas – no qual se lia a mensagem “100% crime” – uma grande área desmatada na região de Santarém, no oeste do Pará. O salto realizado por Sabiá, sete vezes campeão brasileiro de pára-quedismo, teve como objetivo mostrar que a conversão da floresta em monocultura de soja, usada para alimentar animais na Europa e atender a demanda internacional por carne e proteína barata, está acabando com a Amazônia. O sobrevôo de pára-quedas aconteceu no final do dia de ontem e terminou às 18h.

Nos últimos anos, a produção de soja no bioma Amazônia vem impulsionando o desmatamento ilegal, grilagem de terras e violência contra as comunidades locais. O desmatamento anual nos municípios de Belterra e Santarém saltou de 15 mil para 28 mil hectares entre 2002 e 2004 com a chegada da soja (1). Áreas de comunidades tradicionais estão sendo substituídas por latifúndios altamente mecanizados e que empregam pouquíssimos trabalhadores. O uso de mão-de-obra escrava tem sido identificado pelo governo, principalmente na fase de desmatamento para a instalação de fazendas. “Estou aqui como atleta para dar suporte à luta não apenas do Greenpeace mas de todos os seres humanos pela proteção da maior floresta tropical do planeta”, disse Sabiá. “Do alto, podemos ver como a destruição é rápida e poderosa. É preciso proteger, com urgência, a imensa biodiversidade que a floresta guarda. A Amazônia tem pressa. Meu salto hoje representa isso”, completa.

Luiz Henrique Tapajós Antunes dos Santos, o Sabiá, descobriu a queda livre aos 15 anos. Com experiência esportiva em 19 países em cinco continentes, Sabiá tem em seu currículo mais de 10 mil saltos de prédios, antenas, pontes, montanhas, bondinhos, torres de observatórios, caixas d´água, represas hidrelétricas, torres de alta tensão, entre outros. É recordista brasileiro de saltos de balão em várias categorias (2).

“O Greenpeace defende um modelo de desenvolvimento responsável para a região do oeste paraense, que garanta a proteção do meio ambiente e da população”, disse Paulo Adário, coordenador da Campanha Amazônia, do Greenpeace. Segundo ele, é preciso um desenvolvimento que assegure qualidade de vida, segurança e justiça social, regulamentação de áreas públicas e criação de áreas protegidas e de uso sustentável pelas comunidades locais. “O futuro da Amazônia está na floresta e no uso responsável de seus produtos e serviços, e não na soja, que gera desmatamento e injustiça social e deve ser banida do bioma Amazônia”, concluiu Adário.

NOTAS

(1) Relatório do Ibama sobre desmatamento na região de Belterra e Santarém entre 1999 e 2004.

(2) Saiba mais em http://www.sabianoar.com.br

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.