Panorama
 
 
 

BARROS CONVERSA COM PARLAMENTARES SOBRE GREVE DOS SERVIDORES DO IBAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

Brasília (10/05/06) - O presidente do Ibama, Marcus Barros, recebeu hoje pela manhã uma comissão de parlamentares que solicitou audiência para falar sobre a greve dos servidores do Ibama. Participaram da reunião os deputados federais Babá, Maninha e Wasny de Roure e os distritais Arlete Sampaio, Chico Floresta e Érika Kokay. Estes parlamentares conversaram com os grevistas antes da audiência.

Barros disse aos deputados que eles dariam uma “contribuição significativa” se conversassem com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre adoção das medidas necessárias para atender reivindicações dos servidores que já contam com a aprovação do governo, a exemplo da extensão de benefícios aos aposentados.

Durante a audiência, Barros fez um histórico das articulações realizadas junto ao Planejamento para cumprimento do acordo fechado com os servidores, em 2004. Ele contou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, envolveu-se pessoalmente e que as negociações não tinham sido interrompidas. Por isso, o Conselho Gestor do Ibama considerou a greve iniciada na última quinta-feira inapropriada.

O presidente explicou que o Conselho Gestor ingressou na Justiça com pedido para garantir o acesso livre de terceirizados, ocupantes de cargos em comissão e contratados PNUD e temporários às instalações do Ibama porque o bloqueio da entrada – tática tradicional dos grevistas - criou problemas para a Administração na greve passada.

A Secretaria Federal de Controle solicitou o ressarcimento aos cofres públicos e apuração de responsabilidade pelo pagamento indevido à Empresa Capital de salários aos contratados sem que eles tivessem trabalhado por 30 dias, pois foram impedidos pelos grevistas de entrar no instituto no movimento paredista de 2004.

Desta vez, o Conselho antecipou-se preventivamente com o pedido de liminar. Além de conceder a liminar, o juiz Rogério Volpatti Polezze determinou cobrança de multa diária de R$ 10 mil da Asibama, em caso de descumprimento da decisão, e solicitou ajuda policial para garantir a acesso dos contratados e de carros.

Barros comentou com os deputados que está se aproximando do “ponto de não retorno” da execução da liminar e a Polícia Federal só não entrará em ação se os portões foram realmente abertos. Com a entrada dos funcionários contratados, que não podem entrar em greve, pois não são servidores efetivos do instituto, o Conselho Gestor pretende manter de “forma basal” o cumprimento de serviços essenciais como o combate ao desmatamento e licenças que têm prazo para expedição.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.