Panorama
 
 
 

ESPECIALISTAS DEBATEM PROJETO SÃO FRANCISCO NA UnB

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

10/05/2006 - Brasília – Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) assistiram, hoje à tarde, o segundo debate sobre o Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias dos Rios Intermitentes do Nordeste Setentrional, denominado Projeto São Francisco. O empreendimento tem como principal objetivo garantir o abastecimento de água para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O coordenador técnico do Projeto São Francisco, engenheiro João Urbano Cagnin, destacou que o projeto tem caráter indutor e que sua implantação deve atrair investimentos da iniciativa privada, em razão da garantia do suprimento de água. O empreendimento representará uma melhor gestão da água, por meio da sinergia hídrica, explicou.

Sinergia hídrica é um conceito técnico, segundo o qual o grande volume de água dos açudes – que hoje se perde pela evaporação, nos anos secos, ou pelo vertimento, em anos chuvosos – será reaproveitado permanentemente para diferentes usos. Os açudes não precisarão mais permanecer cheios na expectativa de que o próximo ano seja de seca. Quando esses açudes forem recarregados pela água das chuvas, as bombas do Projeto São Francisco serão desligadas. E só serão religadas quando for necessário, ou seja, nos anos secos.

Cagnin lembrou que o rio São Francisco é a fonte perene de grande volume mais próxima do Nordeste setentrional, portanto o menor investimento da sociedade para dar segurança hídrica a uma população que sofre com um antigo problema.

Nabil Eid, da UnB, ressaltou que a melhoria da gestão da água é um ponto inequívoco, que trará ganhos para a região beneficiada. O reitor em exercício Edgar Mamiya afirmou que a exposição de idéias e o debate eram enriquecedores, ainda mais por tratar-se de um tema extremamente relevante.

O evento, realizado no auditório da Faculdade de Tecnologia da UnB, contou com as presenças do reitor em exercício da UnB, Edgar Mamiya, e do diretor em exercício da Faculdade de Tecnologia, Fernando Jorge Rodrigues Neves. O mediador do debate foi o professor Sérgio Koide, do Departamento de Engenharia Civil. Como debatedores, participaram o professor Nabil Joseph Eid, também do Departamento de Engenharia Civil, e o engenheiro João Urbano Cagnin.

O primeiro debate sobre o Projeto São Francisco foi realizado no dia 19 de abril, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O terceiro será no dia 16 de maio, em São Paulo, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com a participação conjunta de unidades de pesquisa de engenharia e geociências da Universidade de São Paulo (USP). O quarto e último será no dia 24 de maio, no Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Projeto São Francisco captará, abaixo da barragem de Sobradinho, 26 metros cúbicos de água por segundo, ou seja, 1,4% da vazão mínima garantida na foz do rio São Francisco. A água captada será levada para os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará através de dois canais, que, juntos, terão aproximadamente 640 quilômetros de extensão. O projeto está pronto para ser iniciado, mas suas obras civis só serão executadas depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar uma liminar, concedida pela Justiça Federal da Bahia, que impede o começo dos serviços.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.