Panorama
 
 
 

GREENPEACE RECEBE APOIO NA LUTA CONTRA DESMATAMENTO, EM BELÉM

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

09.05.2006 - Representantes do governo municipal, ministério público, ONGs e movimentos sociais se solidarizaram com o Greenpeace na luta contra o desmatamento causado pela expansão agropecuária no Pará, durante a visita do navio MY Artic Sunrise, neste último fim de semana, em Belém. Mais de quinhentas pessoas visitaram as instalações do navio e a exposição fotográfica no sábado. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém também começou a analisar a adesão do município ao Programa Cidade Amiga da Amazônia, do Greenpeace.

Na noite de sexta-feira, dia 6, em uma reunião com ONGs e movimentos sociais do Pará, o coordenador da Campanha da Amazônia, Paulo Adário, falou sobre o trabalho da organização em sua luta contra o desmatamento da floresta Amazônica. Ele também explicou em detalhes a atual campanha da entidade contra o avanço da fronteira agrícola dentro do bioma Amazônia e a ameaça da expansão da monocultura da soja na região. As organizações manifestaram apoio às iniciativas do Greenpeace, principalmente em relação à campanha contra a conversão da floresta em campos de soja. Entre os presentes estavam a Comissão Pastoral da Terra (CPT), Fase, Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Comitê Dorothy, Fórum da Amazônia Oriental (Faor) e IEB (Instituto de Educação do Brasil).

No sábado pela manhã, antes da abertura do navio à visitação pública, foi a vez das autoridades municipais e federais expressarem sua desaprovação ao avanço do desmatamento e ao comércio ilegal de madeira. O programa Cidade Amiga da Amazônia foi apresentado para os participantes da reunião. O objetivo do programa é incentivar prefeituras brasileiras a adotar leis locais que evitem o consumo de madeira nativa de origem criminosa nas compras e licitações públicas.

Entre os presentes estavam a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Pará, o Ministério Público Federal, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CreaPA), Associação das Indústrias de Exportadores de Madeira do Estado do Pará (Aimex), grupo de produtores certificados e representantes da Câmara Municipal de Belém e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Foi um encontro bastante produtivo. Cada um dos atores presentes se comprometeu a fazer sua parte para garantir que as políticas públicas de proteção ambiental sejam realmente implementadas”, afirmou Adriana Imparato, do programa Cidade Amiga da Amazônia.

A secretária municipal de Meio Ambiente de Belém, Sílvia Cristina de Oliveira se comprometeu a apresentar o programa para o prefeito e o secretariado para darem início à análise das propostas do Greenpeace. A secretária também convidou a organização para apresentar o programa para outras 23 cidades paraenses durante o Pólo Belém, um encontro bimestral que delibera sobre questões relacionadas ao meio ambiente.

O Greenpeace iniciou a expedição do Artic Sunrise pelo litoral brasileiro no dia 31 de março, promovendo propostas de proteção à floresta como a implementação de uma rede de áreas protegidas e de uso sustentável e o consumo responsável de produtos florestais. O navio esteve em Porto Alegre (RS), Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Nas cinco cidades visitadas, mais de 23 mil pessoas já conheceram as instalações do barco e a exposição de 72 fotos que retrata as belezas, ameaças e o trabalho do Greenpeace na região amazônica. No sábado, dia 7, o barco esteve aberto à visitação popular gratuita no galpão 7 da Companhia das Docas do Pará (CDP),em Belém, das 11h às 16h. Apesar da forte chuva, que ocorreu o dia todo, mais de quinhentas pessoas visitaram o navio e a exposição. O navio segue agora para Manaus, onde também estará aberto à visitação pública.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.