12/05/2006
- Os profissionais que atuam no campo da educação
ambiental contam, agora, com mais uma ferramenta
que vai subsidiar a sua formação.
Trata-se do livro "Os Conhecimentos Práticos
dos Professores: (Re)abrindo Caminhos para
a Educação Ambiental na Escola",
da bióloga Taciana Neto Leme, que vai
ser lançado no próximo dia 19
de maio, às 16 horas, no Centro de
Referência em Educação
Ambiental - CREA, localizado no Parque Dr.
Fernando Costa (Parque da Água Branca),
na Avenida Francisco Matarazzo, 455, em São
Paulo.
O evento está sendo
organizado pela Secretaria do Meio Ambiente
do Estado, por intermédio do Departamento
de Educação Ambiental, da Coordenadoria
de Planejamento Estratégico e Educação
Ambiental - CPLEA, que instalou o Centro de
Referência em Educação
Ambiental para promover eventos e atividades
dirigidos a educadores, além de manter
um acervo com mais de 11 mil títulos
bibliográficos e cerca de mil vídeos
e DVDs.
O livro
Taciana Neto Leme, mestre
em Educação pela Faculdade de
Educação da Universidade de
São Paulo - USP, é especialista
em educação ambiental e educação
a distância. Entre outras atividades,
lecionou em escolas de ensino médio,
coordenou o Centro de Educação
Ambiental na Secretaria do Verde e Meio Ambiente,
da Prefeitura de São Paulo, dirigiu
o Núcleo Internacional de Educação
e Gestão Ambiental (NIEGA), atuando
no programa “International Training for Environmental
Leaderchip - ITEL”, uma parceria entre o Brasil
e Canadá. Atualmente, coordena as ações
de formação e capacitação
de gestores públicos e representantes
da sociedade civil, em programa vinculado
ao Fundo Nacional do Meio Ambiente.
O livro foi publicado pela
Editora Annablume e trabalha a idéia
de caminho, tendo como protagonistas os professores,
com seus conhecimentos práticos decorrentes
de sua atuação profissional.
Taciana analisa a educação ambiental
como um caminho em construção,
abrindo um campo diversificado de práticas
e discursos resultantes de um processo histórico,
passando pela compreensão particular
dos indivíduos sobre o papel da educação
na sociedade e o meio ambiente.
A publicação,
em sua parte final, aponta novos caminhos
a partir de considerações a
respeito da formação de professores
e políticas públicas para a
educação ambiental no ensino
formal.