Panorama
 
 
 

MINISTRO FAZ PALESTRA EM ENCONTRO INTERAMERICANO SOBRE BIOCOMBUSTÍVEIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

09/05/2006 - Cenários e perspectivas para os biocombustíveis. Este é o tema da palestra que o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fará amanhã (10/05), a partir das 11h30, durante o I Encontro Interamericano de Biocombustíveis, no Crowne Plaza, em São Paulo. Os ministros de Agricultura de 34 países membros do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e especialistas no assunto foram convidados para participar do evento.

Em sua exposição, o ministro vai apresentar o potencial brasileiro para a geração de biocombustíveis – combustíveis renováveis e não poluentes. Maior produtor mundial de álcool combustível do mundo, o país também tem uma grande diversidade de fontes para produção de biodiesel, como soja, girassol, mamona, dendê e babaçu. Isso tem despertado a atenção de outros países e grupos privados interessados em investir na geração de etanol e biocombustíveis.

“Hoje, o país tem seis milhões de hectares de cana-de-açúcar, mas pode plantar mais 20 milhões. A área plantada de soja, que é de 22 milhões de hectares, pode aumentar mais 20 ou 30 milhões de hectares”, diz Rodrigues. “Nenhum outro país tem extensão de terra, clima privilegiado e tecnologia, como a gerada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para fazer a grande mudança estrutural de energia do planeta.”

O Brasil, enfatiza o ministro, não pode perder a oportunidade histórica de se transformar na principal plataforma de energia renovável do mundo. Para tanto, o governo federal estabelecerá parceria público-privada para investir pesado em pesquisas voltadas ao setor agroenergético. Após criar em Piracicaba (SP) o Pólo de Biocombustíveis, em conjunto com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou recentemente a instalação do Centro de Agroenergia da Embrapa.

“O governo federal vai investir R$ 10 milhões na instalação do centro de alta tecnologia da Embrapa”, informou Rodrigues. Essa unidade da estatal será rodeada por um consórcio formado pela própria Embrapa, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Itaipu Binacional, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, além de universidades e empresas do setor privado.

De acordo com o ministro, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também está interessado em fazer investimentos no Brasil para incentivar o desenvolvimento de pesquisas em biocombustíveis.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.