Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO CAPACITA TÉCNICOS PARA PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Maio de 2006

12/05/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos encerrou nesta quinta-feira (11) um treinamento direcionado a técnicos da instituição e policiais do Batalhão de Polícia Ambiental para apresentar o Programa de Gerenciamento de Riscos e danos ambientais. O programa será realizado durante as vistorias para emissão de licenças para o funcionamento de empreendimentos urbanos e rurais.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, este tipo de ferramenta é utilizada apenas nos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. “A capacitação para introdução do Programa de Gerenciamento de Riscos trabalha as normas estaduais e federais, técnicas e cálculos específicos para que os fiscais possam avaliar atividades que envolvam riscos de acidentes ambientais”, explicou Rasca, que citou como atividades de maior risco os postos de gasolina, indústrias e empresas que trabalham com manuseio de produtos químicos.

O Programa não considera como fator predominante de risco o tamanho ou área do empreendimento, e sim o produto químico manuseado relacionado à quantidade estocada.

O consultor e especialista em Programas de Gerenciamento de Risco, Henrique Lage, explicou que, atualmente, os técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) possuem instrumentos de controle ambiental da água, do ar e do solo. “Mas o controle da poluição acidental não fazia parte, até então, dos manuais de licenciamento”, detalhou Lage, lembrando que durante os dois dias de capacitação a norma para o gerenciamento de risco foi apresentada e discutida para então iniciar o processo de aplicação em campo.
Licenciamento - O IAP é o órgão responsável pela emissão de licenças ambientais, que garantem a correta instalação de empreendimentos urbanos ou rurais. Ela só é expedida quando o empreendedor atende todos os requisitos básicos exigidos pelo IAP e entrega a documentação solicitada. A partir disso, é feita a devida vistoria no empreendimento a ser licenciado.
O Instituto emite - nesta ordem - licenças prévias, de operação e de instalação para empreendimentos, atividades ou obras potencialmente poluidores ou degradantes ao meio ambiente. As licenças são emitidas depois do parecer técnico, que avalia parâmetros para lançamento de resíduos líquidos, sólidos, gasosos, de emissões sonoras no meio ambiente, entre outros. Além disso, o proprietário deve apresentar planos de controle ambiental.
O especialista Henrique Lage contou ainda que todas as atividades apresentam algum tipo de risco de acidentes. “Estamos trabalhando com o chamado ‘risco aceitável’. Sabemos da necessidade da instalação de uma indústria, por exemplo, mas estamos possibilitando a identificação prévia dos riscos que ela pode causar ao meio ambiente”, demonstrou Lage.
Segundo ele, após a identificação do risco em um empreendimento o Programa prevê a elaboração de normas ou procedimentos administrativos que serão exigidos pelo IAP para disciplinar a atividade e deverão ser cumpridos pelos funcionários das empresas.
O coordenador de acidentes ambientais do IAP, Cláudio Oliveira, que já atuou em grandes sinistros como a explosão do navio Vicuña, em Paranaguá, e o vazamento de combustível dos dutos da refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, disse que a capacitação deverá reduzir o risco de acidentes ambientais e aumentar a prevenção. “Os grandes impactos ambientais ocorridos no Paraná foram acidentais e precisamos deste instrumento para ter um plano de atendimento de emergência eficaz, em casos eventuais de fatalidades”, explicou Cláudio.
O Seminário está sendo realizado, por meio do Programa Nacional do Meio Ambiente II (PNMA II). No Paraná o Programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e funciona em acordo de empréstimo entre o governo federal e o Banco Mundial.

O PNMA II é executado em diversos Estados brasileiros, sendo que no Paraná foi direcionado para o aperfeiçoamento do processo de gestão ambiental priorizando o licenciamento ambiental, monitoramento da qualidade da água e gerenciamento costeiro. “Iremos reduzir significativamente os acidentes ambientais a médio e longo prazo em todo o Paraná com um instrumento moderno que também fortalecerá os processos de licenciamento”, finalizou a bióloga e coordenadora do PNMA II, Sandra Queiroz.

Participaram da capacitação técnicos da Secretaria e suas autarquias - Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Suderhsa (Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental), além de integrantes do Batalhão de Polícia Ambiental e profissionais das Secretarias municipais de meio ambiente da Lapa e São José dos Pinhais.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.