Panorama
 
 
 

ATIVISTAS DO GREENPEACE BLOQUEIAM PORTO GRANELEIRO DA CARGILL EM SANTARÉM

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

19/05/2006 - Manaus - O navio Arctic Sunrise, da organização não-governamental ambientalista Greenpeace, está desde as 8h30 de hoje (19) bloqueando o terminal graneleiro construído pela multinacional norte-americana Cargill em Santarém. Os ativistas protestam contra o avanço da cultura da soja na Amazônia e contra a construção do terminal sem estudos de impacto ambiental.

Eles estão cercados por produtores de soja, que ameaçam invadir a embarcação – até o momento, os policiais militares conseguiram impedir os confrontos. "Há um grupo de sojeiros ao redor da gente fazendo ameaças. Ameaças pessoais, de que vão nos matar, de que vão nos pegar no hotel, na rua", revelou o coordenador da Campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, que está dentro do navio e falou com exclusividade à Radiobrás . "Nós já recebemos uma notificação da guarda portuária dizendo que temos que sair, que estamos infringindo a legislação brasileira. Reconhecemos o fato de que a polícia terá que fazer o seu papel, mas estamos fazendo o nosso. Quem tem que sair daí é esse porto, que é ilegal".

Adário contou que o protesto começou quando ativistas escalaram uma ponte de descarga de soja e estenderam nela uma faixa com os dizeres "Fora Cargill". Eles também tentaram subir em uma torre de recepção de grãos.

Enquanto isso, o navio do Greenpeace se posicionou próximo ao local em que as balsas de soja fazem o descarregamento, impedindo o funcionamento do terminal. "Os ativistas que estavam no terminal foram detidos e levados à Polícia Federal e à Polícia Civil (há estrangeiros no grupo). Alguns deles foram atingidos com canhões de água, mas ninguém ficou gravemente ferido",
relatou Adário.

Enquanto ele dava a entrevista por telefone, podia-se ouvir o barulho de rojões. "Agora eles começaram a soltar rojões em direção ao barco. Vamos nos trancar aqui e resistir, mas não revidaremos, porque nossos protestos não são violentos".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.