Panorama
 
 
 

MMA PARTICIPA DAS DISCUSSÕES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

16/05/2006 - Técnicos do Núcleo de Energia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente participam em Bonn, na Alemanha, das discussões relacionadas à Convenção sobre Mudanças Climáticas.

Essas conversações têm por objetivo estabelecer pontos de vista do Ministério do Meio Ambiente sobre diversos assuntos relacionados ao tema. Os de maior relevância serão tratados entre os dias 18 e 26 deste mês no âmbito da 24ª Sessão dos Órgãos Subsidiários de Acompanhamento Técnico e Científico (SBSTA).
Entre eles, destacam-se: redução de emissões provenientes do desmatamento nos países em desenvolvimento; adaptação à mudança do clima; contribuições simultâneas para a proteção da Camada de Ozônio e para o Sistema Climático; emissões provenientes da aviação internacional e do transporte marítimo; implicações do estabelecimento de novas indústrias de produção de hidroclorofluorcarbono (HCFC-22) com vistas à obtenção de reduções certificadas de emissões (RCEs) pela destruição do hidrofluorcarbono (HFC-23).
O Brasil e mais 188 países são signatários da Convenção sobre Mudanças Climáticas. O Protocolo de Quioto, que entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, foi o primeiro passo concreto para combater as mudanças climáticas globais.
Criado em 1997, ele estabelece metas de redução de emissões de gases para os países em desenvolvimento a serem atingidos de 2008 a 2012.

Embora o Brasil não possua metas, há um comprometimento voluntário do País para redução de suas emissões. O combate às queimadas e ao desmatamento é o principal desafio brasileiro. O Ministério do Meio Ambiente tem conduzido ações que terão reflexo no modelo de desenvolvimento, na ocupação da terra e no futuro da Amazônia, bioma com importância fundamental na regulação do clima global.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)
Foto: MMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.