Panorama
 
 
 

MOVIMENTOS SOCIAIS NA FRANÇA PUBLICAM DOCUMENTO CONFIDENCIAL SOBRE A SEGURANÇA DE USINA NUCLEAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

18-05-2006 - O protesto foi resposta à prisão de uma militante do movimento que tinha o documento em sua casa.

Uma rede de 720 organizações da sociedade civil, representantes legislativos e partidos políticos declararam estar em posse e publicaram em seus sites e boletins um documento oficial secreto da EDF (Electricité de France), que trata de eventuais falhas no Reator Europeu de Água Pressurizada (EPR) e de sua capacidade de resistência ao choque de uma queda de avião ou a atentados como os ocorridos em 11 de setembro de 2001 em Nova York.

A publicação do documento foi um ato de desobediência civil em resposta à prisão de uma militante do movimento, Stéphane Lhomme, que tinha uma cópia do documento em sua casa. O serviço nacional de segurança da França fez uma busca desse documento na última terça, dia 16, na casa de Stéphane Lhomme, porta-voz do Réseau Sortir du Nucléaire. Stéphane foi detida por mais de 14 horas e o serviço nacional de segurança apreendeu vários equipamentos da casa dela.

Com o protesto, os militantes correm o risco de serem multados em até 75 mil euros e a uma pena de detenção de até cinco anos. Eles afirmam em carta divulgada que, ao fazer isso, estão lutando pelo fim dos ataques na França ao direito dos cidadãos à informação e contra a repressão a opositores da energia nuclear, e afirmam que aqueles que sonegam informação ao público são os que deveriam ser processados.

Stephane Lhomme foi libertada quarta-feira à noite. Todas as suas ferramentas de trabalho (computadores, celular) foram apreendidas. A polícia especial francesa fez uma busca de cinco horas em seu apartamento.

O primeiro ministro francês, Dominique de Villepin, havia anunciado que a consulta pública para a construção de um novo reator na EPR da empresa EDF seria realizada entre a Copa do Mundo e as férias escolares, o que reduziria muito a participação popular no debate, em mais um atentado contra os princípios democráticos do governo francês.

O documento em questão já tinha provocado uma crise no início do debate público sobre a construção do novo reator, em setembro passado, tendo sido citado e censurado na ocasião.

Leia a carta de protesto assinada pelos movimentos sociais da França:

Nós, cidadãos, organizações, representantes legislativos e partidos políticos declaramos estar em posse de um documento oficial secreto da EDF (Electricité de France, que trata de eventuais falhas na EPR e de sua capacidade de resistência ao choque de uma queda de avião ou a atentados como os ocorridos em 11 de setembro de 2001 em Nova York.

O serviço nacional de segurança da França fez uma busca desse documento na última terça, dia 16, na casa de Stéphane Lhomme, porta-voz do Réseau Sortir du Nucléaire. Stéphane foi detida por mais de 14 horas e o serviço nacional de segurança apreendeu vários equipamentos da casa dela.

Nós decidimos publicar o documento oficial em nossos sites e boletins, para torná-lo disponível a todos, correndo o risco de incorrermos dessa maneira a uma penalidade de 75 mil euros e cinco anos de prisão. Ao fazer isso, nós lutamos pelo fim dos ataques em nosso país ao direito dos cidadãos à informação e contra a repressão a opositores da energia nuclear. Aqueles que sonegam informação ao público são os que deveriam ser processados.

Convocamos todos os cidadãos a ler o documento e divulgá-lo ao maior número possível de pessoas.

Não contente em censurar o debate e a participação pública, o governo prende os opositores da construção do reator e aqueles que oferecem ao cidadão a informação que a EDF se recusa a liberar.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.