Panorama
 
 
 

MUSEU GOELDI REVÊ SUA HISTÓRIA CONTANDO A VIDA DO NATURALISTA QUE DÁ NOME À INSTITUIÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

16/05/2006 - A palavra reencontro consta nos dicionários como “encontrar novamente” ou “ver o que já foi visto anteriormente”. Este é o tema da nova exposição do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG): Reencontros: Emílio Goeldi e o Museu Paraense.

“Reecontros” no plural, de fato. Afinal, hoje o Museu Goeldi, instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), vai reencontrar a história de um de seus mais atuantes diretores: o naturalista suíço Emílio Goeldi. Além da oportunidade de Belém reencontrar um pouco da sua própria história, que se confunde com a do MPEG, resultado do período mais próspero da cidade, a belle èpoque, quando Belém exalava modernidade com os lucros advindos do comércio da borracha.

A exposição Reencontros: Emílio Goeldi e o Museu Paraense inicia oficialmente as comemorações dos 140 anos do MPEG, cujo aniversário é dia 6 de outubro, e será apresentada para convidados nesta quinta-feira (18), às 19h. No dia seguinte, o público visitante já terá acesso à nova exposição, que contou com o patrocínio da Fundação Vitae, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCT) e da Companhia Vale do Rio Doce.

Reencontrando

Segundo Roseny Mendes, arquiteta da Coordenação de Museologia (CMU/MPEG), Reencontros será uma exposição abrangente, pois é voltada para pessoas de todas as idades. A exposição abordará os principais temas relacionados à história do Museu Goeldi: quem foi Emílio Goeldi, a importância do cientista para o desenvolvimento da pesquisa científica na Amazônia, a colaboração do botânico Jacques Huber e da zoóloga Snethlage para a consolidação do então Museu Paraense e a estrutura e o cotidiano do MPEG no final do século 19.

Quem visitar a exposição, a partir deste mês, poderá conferir também alguns exemplares das diversas coleções do Museu Goeldi (arqueológica, etnográfica, botânica e zoológica), como, por exemplo, um dos primeiros espécimes registrados do Herbário do MPEG, coletado pelo próprio Goeldi. Além disso, será possível observar impressos e manuscritos do período da administração de Emílio Goeldi, bem como uma rica seleção de fotos da coleção fotográfica do MPEG, que mostram o cotidiano do Museu Paraense e da cidade de Belém no início do século passado.

O curador da exposição, o coordenador de Comunicação e Extensão do MPEG, Nelson Sanjad, explica que Reencontros inova na abordagem e conta a história do Museu Goeldi por meio da história do naturalista Emílio Goeldi, explicando o contexto de atuação do personagem e as razões de sua administração ser considerada um marco divisor dentro da história da instituição (a mais antiga instituição científica da região amazônica).

A exposição Reencontros: Emílio Goeldi e o Museu Paraense ficará aberta ao público durante dois anos, para que os belenenses e aqueles que visitarem a cidade possam encontrar e reencontrar a história de uma importante instituição de pesquisa para o Brasil e para o mundo, através da vida daquele que emprestou seu nome ao Museu.

A exposição integra a programação da Semana Nacional de Museus de 2006, comemorada de 15 a 21 do mês corrente, trazendo o tema “Museus e Público Jovem”. A promoção da Semana é do governo federal, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura, e com o apoio da Associação Brasileira de Museologia, do Conselho Federal de Museologia e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Joice Santos/Museu Goeldi)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.