Panorama
 
 
 

PROFESSOR DA USP DEFENDE PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

17/05/2006 - São Paulo – O professor Rubem La Laina Porto, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, durante debate sobre o projeto de integração do rio São Francisco às bacias hidrográficas do Nordeste setentrional, que o empreendimento não vai apenas suprir de reserva de água a população daquela região, mas também promover as condições para que haja o desenvolvimento socioeconômico daquela parte do Brasil. O projeto tem como objetivo oferecer segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

O empreendimento foi debatido na USP durante a tarde e início da noite de terça-feira (16/05). A discussão fez parte da I Rodada de Debates Acadêmicos sobre o tema, idealizada pelo Ministério da Integração Nacional. Já ocorreram encontros na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, e na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. O quarto e último debate será no dia 24 deste mês, no Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na USP, o evento foi organizado pela Escola Politécnica da USP, pelo Instituto de Geociências e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O projeto foi apresentada pelo engenheiro Francisco Sarmento, integrante da Coordenadoria Técnica do Projeto São Francisco.

O projeto prevê a captação, abaixo da barragem de Sobradinho, de 26 metros cúbicos de água por segundo, ou seja, 1,4% da vazão mínima garantida na foz do rio São Francisco. A água será levada para os quatro estados através de dois canais. O projeto está pronto para ser iniciado, mas suas obras civis só poderão ser executadas depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar uma liminar, concedida pela Justiça Federal da Bahia, que impede o começo dos serviços.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.