Panorama
 
 
 

PROGRAMA DO BIODIESEL NÃO SERÁ INTERROMPIDO PARA FABRICAÇÃO DO NOVO COMBUSTÍVEL, DIZ RODRIGUES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

19/05/2006 - Brasília - A adição de 10% de óleos vegetais ao óleo diesel, anunciada ontem (18) pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, após reunião do Conselho Nacional de Política Energética, não interromperá o processo de fabricação do biodiesel.

"Os processos são complementares, o programa do biodiesel seguirá normalmente", informou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que também participou da reunião.

O novo tipo de combustível, batizado de Hbio, utilizará óleos extraídos da mamona, do girassol, do dendê e de soja, por exemplo, o que reduzirá a importação de óleo diesel e contribuirá para a qualidade ambiental, já que levará menor quantidade de enxofre e maior quantidade de cetano. A mistura será feita diretamente nas refinarias.

"O Hbio é um produto inovador. Com ele, o Brasil sai na vanguarda. Vai impactar muito positivamente na indústria brasileira. Com este novo processo, será possível reduzir a dependência em petróleo. Ele é um casamento da indústria do petróleo com o agronegócio", disse Roberto Rodrigues, ao lembrar que há 30 anos o Brasil criou o álcool combustível, o que representou uma revolução para o país.

Segundo o presidente da Petrobras, a expectativa é de que em 2007 já sejam produzidos cerca de 256 mil metros cúbicos e no ano seguinte, cerca de 425 mil metros cúbicos. Gabrielli informou que já foram realizados diversos testes comerciais com o Hbio, tanto em laboratório quanto em refinaria, e que foi possível comprovar que o novo produto é economicamente viável. "Ele tem um custo muito inferior ao do diesel importado", disse. A produção, garantiu, não implicará custo adicional para a estatal.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ana Paula Marra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.